Pesquisa de público para instituições de ensino superior tecnológico e estratégia de marketing para captação de alunos
Resumo
Neste artigo, será discutida uma questão da FATEC que se relaciona com a concorrência, devido à menor procura em comparação às instituições públicas e privadas de Presidente Prudente, mesmo a instituição oferecendo cursos tecnológicos gratuitos com menor carga horária e altas taxas de empregabilidade. Dessa forma, o projeto teve como objetivo propor estratégias de marketing através de pesquisa, a qual abordou a identificação da persona e os canais de divulgação da instituição, com ênfase na audiência específica de cada curso, com o intuito de atrair novos alunos. Para aprofundar neste estudo foi utilizado uma abordagem que combina elementos qualitativos e quantitativos, com foco em uma análise de caso singular. A obtenção de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, e a análise dos dados foi conduzida utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Posteriormente, foram aplicadas análises SWOT e pesquisa bibliográfica para enriquecer ainda mais a pesquisa. Após o processo, o resultado para divulgar a faculdade destaca a instituição pública gratuita, oferecendo cursos de média duração e tecnológicos, que combinam teoria e prática para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, enfatiza as oportunidades profissionais que cada curso oferece, inspirando os alunos a seguir o caminho de sucesso que a FATEC proporciona.
Palavras-chave
Pesquisa de Marketing; Estratégias de Marketing; Marketing Institucional; Educação Tecnológica.