Pesquisa de público para instituições de ensino superior tecnológico e estratégia de marketing para captação de alunos

Ana Luiza RAMINELLI, Isabela RUBINI, Gianna ARAÚJO, Juliana HIGUTSI, Alexandre G. BERTONCELLO

Resumo


Neste artigo, será discutida uma questão da FATEC que se relaciona com a concorrência, devido à menor procura em comparação às instituições públicas e privadas de Presidente Prudente, mesmo a instituição oferecendo cursos tecnológicos gratuitos com menor carga horária e altas taxas de empregabilidade. Dessa forma, o projeto teve como objetivo propor estratégias de marketing através de pesquisa, a qual abordou a identificação da persona e os canais de divulgação da instituição, com ênfase na audiência específica de cada curso, com o intuito de atrair novos alunos. Para aprofundar neste estudo foi utilizado uma abordagem que combina elementos qualitativos e quantitativos, com foco em uma análise de caso singular. A obtenção de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários, e a análise dos dados foi conduzida utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Posteriormente, foram aplicadas análises SWOT e pesquisa bibliográfica para enriquecer ainda mais a pesquisa. Após o processo, o resultado para divulgar a faculdade destaca a instituição pública gratuita, oferecendo cursos de média duração e tecnológicos, que combinam teoria e prática para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, enfatiza as oportunidades profissionais que cada curso oferece, inspirando os alunos a seguir o caminho de sucesso que a FATEC proporciona.

Palavras-chave


Pesquisa de Marketing; Estratégias de Marketing; Marketing Institucional; Educação Tecnológica.

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