FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO ATRAVÉS DOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO E DO TRABALHO REALIZADO EM SALA DE AULA
Resumo
A presente pesquisa trata das implicações dos textos do livro didático na formação do leitor
literário do ensino fundamental. A utilização do livro didático ou cartilhas, como único material de
trabalho com literatura em sala de aula pode acarretar vários danos para a formação dos
educandos. Numa primeira análise, pudemos verificar que os textos presentes nos livros didáticos
são, em sua maioria, narrativas fragmentadas de pouca variabilidade textual. Esses textos trazem
sérios prejuízos para a compreensão do educando, devido à falta de coesão e coerência, gerando
um sentimento de incompetência que desmotiva o aluno a lançar-se sobre os caminhos da leitura.
O texto é apresentado no livro didático apenas como “pretexto”, pois aparecem como uma
desculpa para introduzir de forma relativamente agradável o estudo lingüístico. O texto principal
dificilmente é recuperado na gramática e muitas vezes não tem relação com a proposta de
produção de texto. O trabalho fica reduzido, não existe interação, “sua função é apenas de
compreendê-lo tal como se apresenta, ou seja, absorve o significado mais literal e concreto”.
Essas atividades mecânicas não contribuem para a formação de um leitor crítico, capaz de realizar
esse exercício de compreensão e questionamento com o mundo que o cerca. Faz-se necessário
lançar novos olhares para os livros didáticos e o trabalho realizado com a literatura no ensino
fundamental para que essa possa contribuir com a formação destes leitores.