FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO ATRAVÉS DOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO E DO TRABALHO REALIZADO EM SALA DE AULA

Karine Cristina Manzo Berg, Renata Junqueira de Souza

Resumo


A presente pesquisa trata das implicações dos textos do livro didático na formação do leitor

literário do ensino fundamental. A utilização do livro didático ou cartilhas, como único material de

trabalho com literatura em sala de aula pode acarretar vários danos para a formação dos

educandos. Numa primeira análise, pudemos verificar que os textos presentes nos livros didáticos

são, em sua maioria, narrativas fragmentadas de pouca variabilidade textual. Esses textos trazem

sérios prejuízos para a compreensão do educando, devido à falta de coesão e coerência, gerando

um sentimento de incompetência que desmotiva o aluno a lançar-se sobre os caminhos da leitura.

O texto é apresentado no livro didático apenas como “pretexto”, pois aparecem como uma

desculpa para introduzir de forma relativamente agradável o estudo lingüístico. O texto principal

dificilmente é recuperado na gramática e muitas vezes não tem relação com a proposta de

produção de texto. O trabalho fica reduzido, não existe interação, “sua função é apenas de

compreendê-lo tal como se apresenta, ou seja, absorve o significado mais literal e concreto”.

Essas atividades mecânicas não contribuem para a formação de um leitor crítico, capaz de realizar

esse exercício de compreensão e questionamento com o mundo que o cerca. Faz-se necessário

lançar novos olhares para os livros didáticos e o trabalho realizado com a literatura no ensino

fundamental para que essa possa contribuir com a formação destes leitores.


Palavras-chave


Políticas públicas de leitura. Formação de leitores. Livro didático.

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