SALA DE LEITURA: HISTÒRIAS QUE FORMAM PEQUENOS LEITORES

Daniela Cristina Corte, Michele Aparecida Risso, Renata Junqueira de Souza

Resumo


O projeto “Sala de Leitura” já se faz presente há oito anos na Faculdade de Ciências e Tecnologia –

UNESP Presidente Prudente e objetiva incentivar o gosto e o hábito pela leitura. O projeto é realizado

nas dependências do “Chalezinho da Alegria” da FCT – UNESP, atendendo crianças dos maternais I e II.

Acreditamos que ao contar histórias estamos estimulando o gosto da criança pela leitura, fazendo com

que esta seja alimento da sua imaginação. Buscamos fazer com que a criança incorpore o texto literário

para que este auxilie na resolução de problemas internos já que possibilita uma auto-identificação. Neste

projeto, objetivamos por um lado proporcionar o contato entre criança e livro, e por outro, orientar alunos

do curso de Pedagogia para um melhor uso da Literatura Infantil. Temos como público alvo crianças com

a faixa etária entre um ano e três meses a três anos. Na escolha da história até mesmo devido à faixa

etária, esta deve ser breve e ativa, para que possa despertar o interesse e a imaginação da criança. Feita

a escolha, confeccionamos o material com o qual contaremos a história, que pode ser fantoches,

flanelógrafo, figuras ampliadas, etc. O primeiro momento é destinado à narração da história, em seguida,

buscamos a discussão sobre a história, sendo esta feita através de uma conversa informal entre o

contador e o ouvinte, buscando sempre estabelecer uma relação entre o que foi narrado e o cotidiano

das crianças. Finalizamos com atividades lúdico-artísticas na qual utilizamos dobraduras, colagem,

massa de moldar, música, para que a criança possa expressar aquilo que a história lhe despertou.


Palavras-chave


Políticas públicas de leitura. Literatura. Formação de leitores.

Texto completo:

PDF