GESTÃO POSITIVA E COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Edilaine Cristina da Silva

Resumo


Supõe-se que a gestão positiva foca nos pontos fortes de cada colaborador, promovendo o reconhecimento contínuo e feedback construtivo, aumentando a autoestima e a motivação dos colaboradores. Ao implementar políticas de flexibilidade e programas de bem estar, essa abordagem reduz o estresse e o absenteísmo, além de fortalecer o senso de pertencimento e a retenção de talentos. Este trabalho tem como objetivos: analisar o papel da gestão positiva e da comunicação assertiva no ambiente organizacional; propor estratégias que possam auxiliar gestores a aplicar tais práticas de forma integrada e eficaz; e averiguar o papel da liderança na gestão positiva em um ambiente organizacional. A metodologia adotada foi abordagem qualitativa, reconhecendo que tal método é adequado para investigar fenômenos sociais complexos, priorizando a compreensão dos significados. Como técnicas e procedimentos, a pesquisa foi bibliográfica fundamentada na análise crítica de materiais já publicados, como livros, artigos científicos e monografias. Esse levantamento teórico permitiu a identificação de lacunas existentes na literatura e proporcionou subsídios para a construção do referencial teórico do estudo. A pesquisa apontou os principais resultados que foram que em ambientes em que prevalecem a gestão positiva e a comunicação assertiva tendem a apresentar menores índices de estresse ocupacional, rotatividade e absenteísmo. Estudos recentes em psicologia organizacional e do trabalho indicam que práticas de gestão orientadas pelo fortalecimento das potencialidades individuais e pela clareza comunicacional favorecem o florescimento de estados psicológicos positivos, como a resiliência, a satisfação e o engajamento laboral.

Palavras-chave


Comunicação assertiva; Liderança positiva: Conflitos interpessoais.

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