O brincar como ferramenta terapêutica na Educação Infantil: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o desenvolvimento de hábitos e valores em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Resumo
Na contemporaneidade, uma das problemáticas mais recorrentes na educação escolarizada é a incidência de dificuldades de aprendizagens e comportamentos associados às condições psíquicas das crianças, em uma escalada progressiva e contínua de constatação de transtornos, síndromes, psicopatologias em geral. Tal escalada traz dificuldades na própria organização da unidade escolar, assim como do sistema de ensino, incapaz de atender as diferentes demandas. Convencionou-se também a caracterizar a variada gama de condições mentais atípicas como pertencente à síndrome do espectro autista -TEA. É nesse sentido que se define como tema da pesquisa, a abordagem ABA no acolhimento da criança autista para as aprendizagens escolar e desenvolvimento integral. Complementarmente, a pergunta que sintetiza a problemática é, de quais formas é possível tornar as relações escolares de aprendizagem mais efetivas e significativas por meio da abordagem ABA. Como objetivo, define-se compreender os princípios da abordagem ABA em sua capacidade de eficiência nas aprendizagens escolares. Finalmente, trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva, com abordagem de análise que fundamenta a ABA, assim como, considerações psicogenéticas interacionistas.
Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista. ABA. Behaviorismo