APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE PEDAGOGICA
Resumo
A comunicação é o elo central na construção de vínculos entre os sujeitos e no funcionamento das instituições. No contexto de trabalho coletivo, a qualidade da comunicação interfere diretamente na rotina, organização e bem-estar dos profissionais. Portanto, compreender as dificuldades na escuta e diálogo de uma equipe é fundamental para o fortalecimento da colaboração entre os seus membros. A intervenção proposta em uma instituição de ensino foi voltada para o aprimoramento da comunicação entre coordenação, professores e auxiliares, e se fundamentou em referenciais teóricos que compreendem a linguagem como instrumento essencial à constituição do indivíduo nas relações interpessoais e institucionais. A partir das contribuições de autores que tratam sobre as habilidades sociais de comunicação, foi possível compreender os ruídos na comunicação da equipe, que combinava fatores históricos, culturais e simbólicos, atravessando o cotidiano e as habilidades sociais de comunicação. A intervenção propôs um ajuste na forma de se comunicar e a promoção de um processo formativo e transformador, que reconhece o papel ativo da linguagem na constituição dos indivíduos e das relações, proporcionando desenvolvimento individual e coletivo na rotina de trabalho da instituição.
Palavras-chave
Comunicação; Linguagem; Interações Sociais.