O CONSUMO EXAGERADO COMO CATARSE NO CINEMA
Resumo
Este artigo explora o fenômeno do consumo alienado na sociedade contemporânea, analisando-o sob a perspectiva da catarse e da descarga energética. Será objeto de análise a retratação nas telas cinematográficas de como essa realidade pode refletir a vida das pessoas, seus sonhos e aspirações pautados na percepção consciente ou inconsciente do consumo como alívio de tensões psíquicas e emocionais bem como a busca pela verdadeira identidade e fuga da vida real ante as dificuldades de resolução de conflitos, simultaneamente arcando cada um com as consequências do ato alienado de comprar.
Com base em filmes como "O Diabo Veste Prada" e "Os Delírios de Becky Bloom" (Confessions of a Shopaholic), é possível argumentar como a representação fílmica do consumo exagerado oferece um espaço para a compreensão e projeção das tensões e anseios da sociedade moderna.
Abordaremos ainda conceitos como aceleração do tempo social, narcisismo, consumo líquido, compulsão e subjetivação para uma maior explicação técnica deste fenômeno.