A POLITICA PÚBLICA DE LEITURA E O USO DO KIT LITERATURA EM MINHA CASA NA EMEIF DR PEDRO FURQUIM COMO PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE.

Olívia Maria dos Santos, Renata Junqueira de Souza, Marinês Eugênia Alfredo

Resumo


Em 1997, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) criou o PNBE – Programa Nacional Biblioteca
da Escola – com o objetivo de promover a leitura e o conhecimento de obras literárias entre
professores e alunos, equipando as escolas municipais e estaduais com um acervo básico. Foram
cerca de 120 milhões livros distribuídos em mais de 36 mil escolas. A partir de 1998, distribuiu às
crianças das escolas públicas brasileiras o “Kit Literatura em Minha Casa”, cujo objetivo foi
incentivar o gosto pela leitura da criança e de seus familiares a partir de textos literários levados
aos lares. Cada criança levou para casa cinco livros divididos por gêneros literários: Poesia,
Novela, Conto, Clássico e Obra Teatral. Tendo por base o ano de 2003, o programa atendeu 3,4
milhões de alunos das quartas séries num total de 125 mil escolas e 2,9 milhões de alunos das
oitavas séries em 35 mil escolas. Objetivo da investigação: Esta pesquisa realiza um trabalho de
definição dos gêneros literários presentes nos Kits e, através de pesquisa de campo, verifica a
maneira como os livros foram distribuídos na EMEIF Dr. Pedro Furquim e como os professores os
utilizaram com seus alunos como objeto de leitura, interpretação e produção de textos. Também,
indagamos sobre as facilidades e maiores dificuldades encontradas no trabalho diário. Num
momento posterior realizaremos um questionário com crianças que receberam os Kits no ano de
2003, identificando quais foram os gêneros que mais gostaram e quantos livros receberam, devido
a denúncias de má distribuição dos mesmos. Finalmente, faremos observações das aulas dos
professores selecionados na intenção de verificar se há trabalho com a diversidade textual, capaz
de expandir os conhecimentos de leitores mirins, verificando, campo propício ou não para a
formação do leitor crítico e a formação docente continuada. Metodologia: Para essa pesquisa, o
estudo de caso nos pareceu mais adequado e consideraremos como unidade de pesquisa, o
trabalho com o Kit daqueles docentes participantes, no que diz respeito a leitura, interpretação e
produção de textos. Para tanto, os instrumentos utilizados são os da pesquisa qualitativa:
entrevista semi-estruturada, questionário e observação para a coleta e análise dos dados.
Principais conclusões: Até o momento nos foi possível perceber que, na referida escola, os livros
foram entregues cumprindo com o objetivo inicial do MEC. Por outro lado, o trabalho em sala de
aula não foi satisfatório, já que, na maioria dos relatos das entrevistadas, disseram não ser
possível o desenvolvimento de um bom trabalho, já que desconhecem alguns gêneros textuais do
Kit. Isso nos alerta para uma preocupação maior, pois o material de leitura distribuído é bastante
rico, mas, anterior a ele, é necessário um preparo do professor para que aconteça um trabalho
satisfatório.

Palavras-chave


Literatura. Leitura. Políticas públicas de leitura.

Texto completo:

PDF