GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES: POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LEITURA ATRAVÉS DA LITERATURA
Resumo
Atualmente a leitura tem tomado espaço considerável na educação e na mídia brasileira. Em
2003, o Brasil obteve desempenho insatisfatório em duas grandes pesquisas: uma de âmbito
nacional – o Instituto Paulo Montenegro divulgou que 72% de jovens são alfabetos funcionais,
ou seja, não sabem ler e escrever. Em outra, internacional, o PISA – Programa Internacional
para Avaliação de Estudantes, o país ocupou o 37º lugar em letramento de leitura. Acanhadas
ações têm tentado mobilizar escolas, professores, diretores e sociedade para mudar este
quadro: PNLD – Programa Nacional do Livro Didático através dos módulos literários, PNBE –
Programa Nacional Biblioteca na Escola, campanhas como “Tempo de leitura” e “Literatura em
minha casa”, entre outras. Estas iniciativas mostram algo em comum: a utilização de textos
literários. No entanto, nota-se que as instituições de ensino não estão sabendo fazer uso da
literatura como objeto para o ensino da leitura. Ao contrário da América do Norte, Canadá e
Estados Unidos, que propõem, neste sentido, um Programa de leitura fundamentado na
literatura (Literature based reading program). Neste contexto, propõe-se este estudo com
intuito de contribuir para a investigação do seguinte problema de pesquisa: Como se ensina a
ler através do Programa de leitura fundamentado na literatura? Para tanto, propõe-se mostrar
um trabalho de campo feito em uma 2ª. Série com o livro Guilherme Augusto Araújo
Fernandes, de Mem Fox. Mostraremos as atividades de leitura que possam auxiliar seu ensino
e conseqüentemente adequar o uso de programas como PNLD, PNBE e Literatura em Minha
Casa em escolas do Ensino Fundamental.
2003, o Brasil obteve desempenho insatisfatório em duas grandes pesquisas: uma de âmbito
nacional – o Instituto Paulo Montenegro divulgou que 72% de jovens são alfabetos funcionais,
ou seja, não sabem ler e escrever. Em outra, internacional, o PISA – Programa Internacional
para Avaliação de Estudantes, o país ocupou o 37º lugar em letramento de leitura. Acanhadas
ações têm tentado mobilizar escolas, professores, diretores e sociedade para mudar este
quadro: PNLD – Programa Nacional do Livro Didático através dos módulos literários, PNBE –
Programa Nacional Biblioteca na Escola, campanhas como “Tempo de leitura” e “Literatura em
minha casa”, entre outras. Estas iniciativas mostram algo em comum: a utilização de textos
literários. No entanto, nota-se que as instituições de ensino não estão sabendo fazer uso da
literatura como objeto para o ensino da leitura. Ao contrário da América do Norte, Canadá e
Estados Unidos, que propõem, neste sentido, um Programa de leitura fundamentado na
literatura (Literature based reading program). Neste contexto, propõe-se este estudo com
intuito de contribuir para a investigação do seguinte problema de pesquisa: Como se ensina a
ler através do Programa de leitura fundamentado na literatura? Para tanto, propõe-se mostrar
um trabalho de campo feito em uma 2ª. Série com o livro Guilherme Augusto Araújo
Fernandes, de Mem Fox. Mostraremos as atividades de leitura que possam auxiliar seu ensino
e conseqüentemente adequar o uso de programas como PNLD, PNBE e Literatura em Minha
Casa em escolas do Ensino Fundamental.
Palavras-chave
Políticas publicas de leitura. Leitura e formação de leitores.