A GERÊNCIA DAS MULHERES: UMA ANÁLISE PRÁTICA, CONSIDERANDO ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, SOCIAIS E FINANCEIROS

Alex Bento de Souza, Ariadne Quirino Zangirolamo, Paula Roberta Bento, Mario Boscoli Neto

Resumo


As mulheres nunca foram tão ativas economicamente como nos dias atuais, alguns fatores que
demonstram claramente são que elas entram em número recorde no mercado de trabalho, hoje
1,1 bilhão dos empregados são mulheres - 40% da mão de obra mundial. Com o crescente
número de mulheres frente ao mercado de trabalho, é cada vez mais freqüente encontra-las
ocupando cargos de alta responsabilidade, antes ocupados apenas por homens, são consideradas
mulheres empreendedoras. O Brasil tem uma das mais elevadas taxas no mundo de mulheres em
cargos de administração e gerência, segundo pesquisa feita pela Organização Internacional do
Trabalho (OIT) em 60 países. A entidade diz que as brasileiras ocupam 45% desses cargos no
país, só superadas pelos Estados Unidos, com 45,9%, quebrando assim paradigmas e
preconceitos de década. Esses números, talvez possam ser justificados, pelo fato das mulheres
terem maior escolaridade do que os homens brasileiros, com curso superior, segundo o IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 500 mil mulheres a mais do que homens.
Desta forma iniciaremos a pesquisa destacando como a cultura e o conhecimento feminino
impulsionaram grandes mudanças no conceito de gerenciar e também afetam os aspectos
comportamentais, sociais e financeiros das organizações. Dentro desse contexto, pretende-se
analisar o porquê e quando contratar uma mulher para gerenciar uma empresa, quando pensamos
nos resultados considerando aspectos comportamentais, sociais e financeiros, fazendo um
levantamento dos aspectos que retardam a evolução das mulheres neste segmento e a influência
dos preconceitos ainda existentes na carreira da mulher empreendedora, tomando como objeto de
pesquisa empresas de pequeno e médio porte gerenciadas por mulheres. Pesquisas comprovam
que as mulheres se movem mais por princípios do que por ambição, colocando o trabalho em
primeiro lugar, conseguindo então fazer um melhor planejamento dos objetivos a serem
alcançados, harmonizando os aspectos abordados neste trabalho e analisar o processo de
evolução da mulher na área gerencial, fazendo uma comparação entre homens e mulheres,
identificando os fatores de diferenciação no estilo de gerenciamento e na obtenção de resultados,
assim verificando se o crescimento regional é compatível aos índices mundiais e nacionais. Será
realizada uma análise utilizando-se de métodos estatísticos e pesquisas de campo fazendo uma
comparação entre homens e mulheres, considerando aspectos comportamentais, sociais e
financeiros, a partir de dados coletados junto às principais instituições que acompanham o setor.

Palavras-chave


Administração de Empresas. Gestão da Mulher nos Negócios

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