FRANCHISING: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Érika Mayumi Kato, Franciane Aparecida Pazin, Janiúscia de Souza Silva, Priscila Zorzan, Wilson Hiroshi Yonemoto

Resumo


O mercado de franchising tem crescido muito nos últimos anos. A cada dia ascende o número de

pessoas que vêem neste mercado uma oportunidade para obter sucesso, com menor risco e uma

maior taxa de sobrevivência, quando comparada a de empreendedores independentes. Cada vez

mais, empresas tentam aumentar sua rede de comercialização e distribuição através da utilização

deste sistema. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no ano de 2003, o

segmento movimentou cerca de R$29 bilhões em negócios, apresentando um crescimento de 4%

em relação ao ano anterior. Este mesmo percentual (4%) também pode ser observado quando

analisamos o número de empresas que aderem ao franchising. Mas, quando se fala em abertura

de uma franquia, é extremamente importante que o investidor se preocupe com alguns fatores

muito comentados e abordados em livros especializados: lei e taxas sobre franquias, vantagens e

desvantagens, riscos nas franquias, relacionamento franqueado e franqueador, assessoria do

franqueador, diferenças entre franquia e negócio independente, circular de oferta de franquia,

estágios de franquias e contrato de franquias. Muitas vezes a relação entre as duas partes em

questão não se concretiza como uma relação honesta e verdadeira, ou seja, as etapas não

ocorrem como combinado. Nesse enfoque, partindo do referencial teórico e pensando no que

realmente existe, o presente estudo tem como objetivo verificar e analisar uma determinada

empresa franqueada, comparando o conjunto de princípios constantes nos livros e a realidade

percebida, no que diz respeito a relação entre o franqueador e franqueado, bem como a

expectativa de cada um no estabelecimento da respectiva ligação entre eles firmada. Quanto ao

método de procedimento, o estudo será desenvolvido por meio de uma perspectiva histórica, pois

será importante observar acontecimentos passados da empresa para verificar a influência desses

fatos no presente. De maneira complementar, o mesmo também será realizado por uma

perspectiva comparativa, com o intuito de verificar as possíveis diferenças entre a teoria abordada

nos livros e a prática observada na relação entre as partes envolvidas. É necessário ressaltar que

o trabalho será feito com base em uma determinada empresa, com o uso de um estudo de caso.

Para operacionalizar os métodos descritos, serão utilizadas a técnica de documentação direta, por

meio de uma pesquisa de campo, e a aplicação de entrevistas, como instrumento de coleta de

dados. Concluindo, espera-se encontrar, por intermédio deste estudo, discrepâncias entre o

referencial teórico e a realidade observada na empresa, o que poderá indicar a necessidade de

uma forma mais sistemática de cumprimento do contrato entre o franqueador e o franqueado.


Palavras-chave


Franchising. Teoria. Realidade.

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