FRANCHISING: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Resumo
O mercado de franchising tem crescido muito nos últimos anos. A cada dia ascende o número de
pessoas que vêem neste mercado uma oportunidade para obter sucesso, com menor risco e uma
maior taxa de sobrevivência, quando comparada a de empreendedores independentes. Cada vez
mais, empresas tentam aumentar sua rede de comercialização e distribuição através da utilização
deste sistema. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no ano de 2003, o
segmento movimentou cerca de R$29 bilhões em negócios, apresentando um crescimento de 4%
em relação ao ano anterior. Este mesmo percentual (4%) também pode ser observado quando
analisamos o número de empresas que aderem ao franchising. Mas, quando se fala em abertura
de uma franquia, é extremamente importante que o investidor se preocupe com alguns fatores
muito comentados e abordados em livros especializados: lei e taxas sobre franquias, vantagens e
desvantagens, riscos nas franquias, relacionamento franqueado e franqueador, assessoria do
franqueador, diferenças entre franquia e negócio independente, circular de oferta de franquia,
estágios de franquias e contrato de franquias. Muitas vezes a relação entre as duas partes em
questão não se concretiza como uma relação honesta e verdadeira, ou seja, as etapas não
ocorrem como combinado. Nesse enfoque, partindo do referencial teórico e pensando no que
realmente existe, o presente estudo tem como objetivo verificar e analisar uma determinada
empresa franqueada, comparando o conjunto de princípios constantes nos livros e a realidade
percebida, no que diz respeito a relação entre o franqueador e franqueado, bem como a
expectativa de cada um no estabelecimento da respectiva ligação entre eles firmada. Quanto ao
método de procedimento, o estudo será desenvolvido por meio de uma perspectiva histórica, pois
será importante observar acontecimentos passados da empresa para verificar a influência desses
fatos no presente. De maneira complementar, o mesmo também será realizado por uma
perspectiva comparativa, com o intuito de verificar as possíveis diferenças entre a teoria abordada
nos livros e a prática observada na relação entre as partes envolvidas. É necessário ressaltar que
o trabalho será feito com base em uma determinada empresa, com o uso de um estudo de caso.
Para operacionalizar os métodos descritos, serão utilizadas a técnica de documentação direta, por
meio de uma pesquisa de campo, e a aplicação de entrevistas, como instrumento de coleta de
dados. Concluindo, espera-se encontrar, por intermédio deste estudo, discrepâncias entre o
referencial teórico e a realidade observada na empresa, o que poderá indicar a necessidade de
uma forma mais sistemática de cumprimento do contrato entre o franqueador e o franqueado.