A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO NA CONQUISTA DO CLIENTE

Jorge Luiz Galvão de Oliveira, Maria Lúcia Ribeiro da Costa, BAGI, Natália Bariani BAGI, Natália Bariani BAGI, Natália Bariani, Milena Bertão Tognon

Resumo


O administrador supermercadista deve reconhecer que os consumidores estão cada vez mais

informados e exigentes. Eles têm força e usam-na em seu proveito. É a chamada “economia do

cliente”, cuja característica é procurar alternativas, comparar ofertas e serviços e ficar com as

melhores opções. Com o objetivo de verificar a veracidade destas informações nos

supermercados de Presidente Prudente, foi realizada uma pesquisa junto aos consumidores

prudentinos, avaliando suas percepções em relação aos supermercados que mais freqüentam.

Através do método de cluster, foi coletada uma amostra aleatória e representativa, proporcional à

faixa de renda da presente cidade, informação cedida pelo banco de dados do LSE/96 -

Levantamento Sócio-Econômico do IBOPE. A cidade foi dividida em distritos e estes em setores

censitários. Com Relação ao Perfil dos Caixas, 64% dos respondentes consideraram os caixas

como sendo rápidos, 33% consideraram médios e apenas 3% consideraram os caixas lentos. Dos

consultados, 85% responderam que os Atendentes dos checkouts cumprimentam os clientes e

isso é valorizado pelos mesmos. A opinião dos entrevistados demonstrou que 75% sentem este

cumprimento como sendo cordial, ou seja, valorizam o cumprimento recebido como um diferencial

positivo, sendo que 24% percebem como sendo um cumprimento automático, o que demonstra

um nível elevado de identificação com o público consumidor. Dos entrevistados, 35% já encontrou

produtos com defeito ou prazo de validade vencida e 94% destes consumidores disseram que

estes produtos foram substituídos sem contestações. Dos respondentes, 16% disseram que o

supermercado que realiza suas compras não possui empacotadores, sendo que outros 70%

responderam que o supermercado escolhido por eles para a realização de suas compras possui

empacotadores de compras, sendo que 14% dos entrevistados disseram que nem sempre os

funcionários que auxiliam no empacotamento às compras estão à disposição. A pesquisa

apresentou resultado considerado de satisfação com relação ao sistema de empacotamento,

apontando um nível de 93% de concordância com a forma, quantidade e natureza dos produtos

adquiridos e empacotados. A existência de funcionários disponíveis para efetuar o transporte de

mercadorias adquiridas pelos consumidores até os carros foi apontada por 53% dos pesquisados,

sendo que outros 35% dos respondentes disseram inexistir funcionários nos supermercados para

realizar esta tarefa. Todas estas variáveis externas que proporcionam mudanças e alterações

significativas; resta somente uma saída para as organizações que pretendem perpetuar-se no

mercado, que pretendem dar continuidade a um trabalho que passa, de uma visão puramente

comercial, para uma visão mais humanística e de direitos do consumidor que, até então não eram

merecedores de tamanha atenção e não dispunha de tanta proteção, restando aos fornecedores,

o encantamento e o cumprimento de promessas, em outras palavras, destinar aos clientes toda

atenção e respeito que merecem.


Palavras-chave


Supermercado. Atendimento. Checkouts

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