A LOGÍSTICA COMO INSTRUMENTO DE DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS FORNECEDORAS DE BENS DE

Carolina Salem de Oliveira, Cristiane Tarifa Néspolis, Jamile Machado Gea, Mayara Meliso Antunes, Douglas Fernandes

Resumo


O presente artigo faz uma análise da logística como
forma de agregar valor abordando o planejamento estratégico
voltado para a distribuição de bens de consumo não duráveis,
bem como o planejamento na cadeia de suprimentos enfatizando
as estruturas de apoio à distribuição. O planejamento estratégico
em logística de distribuição busca a otimização da estrutura
logística, através de um melhor nível de serviço oferecido pela
empresa. A existência do planejamento na cadeia de suprimentos
objetiva integrar fornecedores, fabricantes, distribuidores,
lojistas e clientes proporcionando redução de custos em toda a
logística integrada. A execução do planejamento estratégico
logístico tem como contribuição ao resultado almejado as
estruturas de apoio à distribuição, que consistem em cross
docking, transit-point e centro de distribuição avançado que
visam minimizar o tempo de entrega dos produtos do fornecedor
ao consumidor final reduzindo o custo total. Como resultado
principal deste estudo tem-se que o planejamento estratégico na
logística é um diferencial competitivo nas empresas e no
fornecimento de produtos não duráveis.

Palavras-chave


Logística. Estratégia. Estruturas de apoio à distribuição.

Texto completo:

PDF