CO-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA INTERGERACIONAL

Maria Angela Cabanilha de Souza Maltempi

Resumo


O presente artigo comunica uma pesquisa ação que tem por objetivos, sensibilizar a comunidade para valorizar as trocas de experiências entre gerações, favorecendo a autonomia das pessoas, aumentando seu protagonismo social, ampliar o debate a respeito da CO-EDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES como possibilidade de um envelhecimento saudável, famílias com uma comunicação mais fluída entre as gerações bem como uma sociedade mais desenvolvida e digna para todos. Trata-se de um projeto em andamento desde 2004, junto a coordenadoria de Extensão de uma Instituição de Ensino em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, desenvolvendo ações com Idosos e adolescentes de 04 comunidades, envolvendo professores, alunos bolsistas e não bolsistas, intercambio de instituições e projetos e pessoas da comunidade. A apreensão dessa realidade de forma ainda parcial nos remete a seguinte afirmação: - As trocas intergeracionais já existem há muito; entre professores e alunos, entre pais e filhos, entre avós e netos, entre profissionais e demandas, escolas e instituições e sua clientela de crianças, adolescentes e jovens, entretanto, desvela-se o desconhecimento do processo de envelhecer, a dificuldade de aceitar o diferente confirmando a artificialidade e a discriminação com as pessoas mais velhas. Paradoxalmente temos a satisfação de ver, hoje, entre os professores e alunos uma nova postura diante dos obstáculos, dos preconceitos sociais, dos seus medos, dos seus valores em relação ao envelhecimento.


Palavras-chave


Conflitos familiares. Trocas intergeracionais. Envelhecimento.

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