AS ATIVIDADES DOCENTES EXERCIDAS JUNTO AO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA - L.E.M: REFLEXÕES DE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Claudiane Kelly Lima, Enio Freire de Paula, Juliana de Souza Ramos, Mônica Regina Feliciano, José Roberto Nogueira, Suetônio de Almeida Meira

Resumo


O presente texto é fruto das reflexões práticas e
teóricas, intrínsecas a função docente, vivenciadas pelos
graduandos do curso de licenciatura em Matemática,
vinculados ao L.E.M. – Laboratório de Ensino de
Matemática, subordinado ao DMEC – Departamento de
Matemática, Estatística e Computação, da Faculdade de
Ciências e Tecnologia, FCT – UNESP, campus de
Presidente Prudente, S.P. Posto que as atividades
universitárias baseiam-se na tríade ensino, pesquisa e
extensão; os alunos do curso de licenciatura em Matemática
têm a oportunidade de desenvolver atividades de extensão
universitária orientadas por docentes especializados e, um
destes projetos é especificamente, o Laboratório de Ensino
de Matemática (L.E.M). Neste, realizam-se não apenas
atividades dependentes do uso de materiais concretos mas,
cursinhos preparatórios para concursos públicos, plantões de
dúvidas a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior
nas disciplinas de Matemática, Física e Química, além de um
cursinho preparatório para o vestibular da UNESP,
denominado Cursinho Exato. Analisar-se-á neste texto,
tópicos sobre o histórico deste projeto, suas características
estruturais e hierárquicas, com ênfase nas atividades
docentes, sob a ótica da atuação no mesmo como parte
importante da formação acadêmica, bem como as relevantes
ações sociais desempenhadas frente à comunidade local e
cidades circunvizinhas, cujos alunos são alvos deste projeto.

Palavras-chave


Educação Matemática. Ensino de Matemática. Metodologias de ensino

Texto completo:

PDF