INFORMATIZANDO O FUTURO – UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resumo
Destinado a jovens de baixa renda, de 15 a 18 anos de idade, o Projeto Degraus é desenvolvido pela Instituição Toledo de Ensino que disponibiliza a utilização de seu laboratório de informática, visando praticar ações sócio-comunitárias em um processo entre universidade e sociedade, com o objetivo de promover integração social em relação a era digital. O que é um projeto educacional utilizando o computador como recurso? Primeiro, é necessário que se tenha clareza dos objetivos a serem alcançados, pois o processo de desenvolvimento do projeto requer um acompanhamento minucioso por parte do extensionista que deve estar sempre atento à visão crítica dos alunos diante das informações. Entre os principais objetivos do Projeto, além do curso básico de informática, ajuda os jovens na sua formação integral como cidadãos, desenvolvendo a sua comunicação, senso critico, criatividade, atitudes perante a sociedade, convivência em grupo, pró-atividade, entre outras. E ao extensionista, proporciona atividades que desenvolvam habilidades importantes para seu desenvolvimento profissional, espírito de solidariedade, visando a responsabilidade social. Entre maio e agosto de 2003, foi realizado um trabalho, coordenado pela Profª. Sofia Nozabielli em parceria com a empresa Júnior Toledo, para obtenção de informações sobre as famílias próximas a faculdade. Através do resultado dessa pesquisa, chegou-se a conclusão de que seria viável o desenvolvimento de projeto em face aos inúmeros problemas sociais, tais como: crianças e adolescentes nas ruas, muitas vezes usando drogas, baixa renda familiar, falta de projetos sociais na comunidade, entre outros. Viu-se que numa cidade com tais desigualdades sociais, exclusões, haveria então a necessidade da criação do projeto, pois permitiria ao jovem o acesso ao conhecimento a fim de obter uma base sólida para seu crescimento pessoal e profissional, possibilitando e facilitando sua entrada ao mercado de trabalho. Os alunos aprendem a usar os principais recursos e aplicativos do computador como, por exemplo, os programas de Word, Excel, Power Point e a Internet. A metodologia de aula é desenvolvida usando a teoria junto à prática, relacionando o ensino ao ambiente empresarial. Não é uma tarefa fácil criar e desenvolver projetos que envolvam o uso da tecnologia. Não porque seja complexo usar os computadores, mas porque a criação do conhecimento depende muito mais do que sentar-se diante de um computador. Entre o aluno e o recurso tecnológico ocorre a interatividade. Já entre os sujeitos alunos e professor, no caso, nós extensionistas, ocorre uma relação pedagógica onde nós somos uma ponte facilitadora entre qualquer recurso e o aluno.