A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÁTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Lilian dos Anjos Mendonça, Leandro Placidino Azevedo

Resumo


Os avanços na área da informática têm se intensificado consideravelmente nos dias atuais, atingindo todas as partes do mundo e, esta realidade já se reflete no cenário brasileiro pelo aumento da procura por computadores e por cursos profissionalizantes, requisito cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. A revolução tecnológica desencadeada pela informática fez surgir uma problemática acerca do acesso disponível, principalmente, às pessoas de baixa renda, por não obterem condições financeiras de possuir um computador ou até mesmo de freqüentar cursos básicos e/ou especializados. Sensibilizado por essa necessidade, o Projeto Inclusão Digital visa oferecer cursos de noções básicas de computação, compreendendo a teoria e a prática, sendo as aulas ministradas por alunos das graduações de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Serviço Social e Direito das Faculdades Antônio Eufrásio de Toledo, com a coordenação do Departamento de Extensão Universitária. A iniciativa conta com a parceria de instituições sociais, as quais são responsáveis pelo processo seletivo de alunos, os recursos materiais e o espaço físico a ser utilizado. Dentre seus parceiros, a Associação Educacional Toledo tem a colaboração do Núcleo de Atividades dos Vicentinos (NAVE), programa que desenvolve uma série de atividades como Artesanato, Pintura, Corte Costura, Informática e outros, atendendo a adolescentes, jovens e adultos dos bairros de população carente. A oficina de informática tem como instrutores quatro alunos de graduação da faculdade, sob coordenação de um professor da área, que os auxilia na adequação do conteúdo, elaboração das aulas e metodologia a ser aplicada, as aulas acontecem aos sábados, divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde. Para os monitores da turma matutina, os alunos não apresentam grande grau de dificuldade embora haja disparidade entre eles, alguns já tiveram oportunidade de ter aulas, possuindo até mesmo um computador, enquanto outros apenas haviam tido contato mínimo com os micros. A percepção que se tem é de alunos interessados pelo aprendizado e, este é um fator de motivação para os monitores, levando-os a dedicarem-se na preparação de aulas criativas como forma de incentivo à participação e com o intuito de diminuir o grau de evasão, um problema já identificado nos anos anteriores. Esta iniciativa é significativamente enriquecedora quando se observa a relação interpessoal dos graduandos com os alunos, trata-se de uma troca de experiência e conhecimento que contribuirá para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos. Uma vez concluído o projeto, espera-se uma mudança de perspectivas de vida e, este constitui-se o cerne do trabalho de extensão universitária, quebrar paradigmas e propiciar a adoção de uma nova postura diante da sociedade e do mundo.


Palavras-chave


Inclusão digital. Importância para as ações de extensão.

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