BRINQUEDOTECA HOSPITALAR E PROMOÇÃO DE SAÚDE EM HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

Fábio Camargo Bandeira Villela, Mônica Idehara

Resumo


A humanização hospitalar, que se traduz como atendimento humanizado aos pacientes e seus acompanhantes, tem sido objeto de preocupação desde a primeira metade do século passado. Entretanto, em nosso país, apenas ganhou a devida atenção e importância, constituindo-se em política nacional de saúde, na última década. As Brinquedotecas Hospitalares surgem como uma das iniciativas para promover a humanização do hospital, através do atendimento diferenciado à criança com consulta ambulatorial ou em internação em decorrência de acidente ou doença e ganha status de obrigatoriedade junto ao setor de pediatria hospitalar a partir do ano de 2005, através da lei federal nº. 11.104/2005. Sua recente expansão, bem como sua recente adoção sistemática por parte dos hospitais, coloca em foco não mais sua obrigatoriedade, mas sua própria delimitação teórica e programática no interior dos hospitais e espera-se que passe por um processo intenso de aprimoramento e depuração ao longo dos próximos anos. Na modalidade de extensão universitária, a FCT/UNESP de Presidente Prudente desenvolve, junto ao Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes de Siqueira de Presidente Prudente, o projeto denominado Brinquedoteca Hospitalar: diálogo entre o lúdico, o terapêutico, o ensino e a pesquisa, cujo foco é o estabelecimento de vínculos e de relações lúdicas que promovam o desenvolvimento emocional e o desenvolvimento cognitivo dele decorrente, a humanização hospitalar assim como debate com a sociedade sobre as feições desejáveis de uma brinquedoteca hospitalar.

Palavras-chave


Humanização hospitalar. Brinquedoteca hospitalar. Rede pública de saúde.

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