RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO DEGRAUS

Dayane Priscila Sartoreli, Mario Augusto Andreta Carvalho, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


A História tem mostrado que as invenções tem mudado o mundo de diferentes formas. As revoluções da informação e da comunicação, trazidas pelo uso dos computadores populares e a Internet, apresentam para a sociedade um grande desafio e benefícios diversos. Um dos benefícios é que amplia o exercício da cidadania. É o que ocorre nas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” em Presidente Prudente/SP que, ciente de seu papel desenvolve inúmeros projetos, entre eles o Projeto Degraus, em especial a oficina de informática. Pode-se observar que a maioria dos alunos nunca teve acesso ao computador/Internet ou ouviu falar em ética profissional, conceitos estes, fundamentais para a carreira profissional. O Projeto é realizado no período vespertino, aos sábados e funciona atualmente com 53 alunos, divididos em 2 turmas que intercalam os cursos oferecidos, enquanto uma turma está na oficina de informática, a outra está estudando desenvolvimento profissional. A faculdade disponibiliza sala de informática equipada com 30 computadores e projetor multimídia, além de salas de aula para a capacitação em desenvolvimento profissional e sala de projeção para exibição de filmes. O Projeto teve início em 2002 com o intuito de aproveitar a estrutura tecnológica disponível na Faculdade no período vespertino e agregar conhecimento aos adolescentes da comunidade. A Faculdade está localizada em zona periférica de Presidente Prudente, região carente, com problemas sociais como drogas, violência e gravidez na adolescência. O acesso a computadores e sua infinita utilidade está mudando as relações sociais, aumentando a auto-estima e alterando as perspectivas sobre o mundo, evitando a exclusão sócio-econômica. O Projeto tem os seguintes objetivos: Disponibilizar os recursos tecnológicos oportunizando aos alunos, viverem em uma sociedade de informação, conhecimentos e comunicação; Diminuir a exclusão digital entre populações carentes; Possibilitar conhecimentos no uso e manejo da Internet; Utilizar os aplicativos do Windows (Word, Excel, Power Point). Este projeto está demonstrando que é possível, a colaboração da Faculdade na formação da cidadania dos moradores da comunidade onde está inserida. Observa-se que poucos alunos desistiram do curso. A maioria dos inscritos continua no projeto. Outro aspecto é a mudança do vocabulário. Os alunos já utilizam expressões tecnológicas com desenvoltura e durante as aulas executam tarefas que antes só era possível com a ajuda dos monitores como ligar, desligar, salvar documento e acessar o site. Percebe-se também a mudança das relações faculdade/comunidade. Os alunos estão demonstrando que estão felizes por estarem convivendo em um ambiente que antes parecia impossível freqüentarem.

Palavras-chave


Tecnologia. Informação. Informática. Projeto de Extensão.

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