ANÁLISE DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UMA NOVA FERRAMENTA PEDAGÓGICA.

Liliane Silva sANTOS, Elisa Tomoe Moriya Schünzen

Resumo


As novas tecnologias, em especial as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm promovido mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre o uso da tecnologia na educação como um instrumento que possibilita oportunidades eqüitativas aos estudantes, enfatizando a necessidade de promover mudanças no sistema educacional, a fim de dissipar barreiras que impedem a construção de uma educação inclusiva, que valorize a diversidade humana. O processo de desenvolvimento das TIC vem se aprimorando com uma série de recursos multimídia que despertam o interesse dos alunos, de modo que promovem uma aprendizagem significativa, permitindo o aumento da autonomia e independência do educando, o que possibilita maior informação, mobilidade e comunicação, através do simples contato com o computador, o qual proporciona total conexão com o mundo. Assim, baseado em um trabalho que estimula as capacidades e habilidades dos alunos, no contexto da informática na educação, a metodologia abordada se pauta na abordagem Construcionista, pois, o trabalho com o computador, focado na construção de um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo (CCS) promove uma aprendizagem significativa aos alunos. Desse modo, a estratégia adotada foca-se na metodologia de projetos, em que os temas propostos são contextualizados com a realidade dos alunos. Nessa perspectiva, o computador é usado como uma “máquina a ser ensinada”, ou seja, como uma ferramenta potencializadora, que permite que os alunos sejam construtores de seu conhecimento. Com o uso das TIC no trabalho com projetos, busca-se atender os interesses de cada aluno, potencializando suas capacidades e habilidades para que ocorram avanços em seus processos de ensino e aprendizagem. Nesta abordagem CCS, o computador é usado como uma ferramenta que permite a construção de ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a oportunidade de construir o seu conhecimento, uma vez que, por meio de softwares educativos, objetos de aprendizagem e de recursos disponíveis na Internet, o aluno exerce o papel de quem ensina o computador, o que possibilita que as suas idéias sejam explicitadas, testadas e depuradas. Nesse contexto, as informações não são transmitidas para o aluno, pois este não é mais instruído, ensinado, mas é o construtor do seu próprio conhecimento. Desse modo, a principal ferramenta a ser utilizada para desenvolver a aprendizagem dos alunos é o computador, visto que, é um recurso que permite que o aluno construa, produza e se expresse livremente, deixando marcas e características próprias em suas produções. Por fim, os resultados preliminares desta pesquisa nos permitiram perceber como a presença do computador influencia significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Novas tecnologias. Tecnologias de Informação e Comunicação. Construcionismo.

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