INCLUSÃO ESCOLAR: PORTADOR DE NECESSIDADES FÍSICAS ESPECIAIS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS
Resumo
O presente estudo traz à discussão a
Inclusão escolar dos portadores de necessidades
físicas especiais. A partir da publicação de um jornal de
circulação nacional, relatando o caso de uma menina
portadora de necessidades físicas especiais que está
incluída na escola, no entanto a escola não lhe
proporciona as devidas condições para que ela tenha
um bom estudo. Para que a escola atinja o seu principal
objetivo de desenvolvimento da pessoa para o exercício
da cidadania e qualificação para o trabalho, é preciso
retomar a discussão sobre a forma como a inclusão
escolar é feita e os problemas e as dificuldades da
temática. Problematizamos, apontamos possíveis
saídas para que a criança ou adolescente ao ser
incluído não sofra traumas. Neste artigo procuramos
demonstrar as conquistas atingidas através das lutas
sociais em relação aos direitos que os portadores de
necessidades físicas especiais possuem em relação à
escola, buscamos apontar também a violação desses
direitos e a dificuldade de consolidar e construir direitos
no mundo globalizado.