INCLUSÃO ESCOLAR: PORTADOR DE NECESSIDADES FÍSICAS ESPECIAIS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS

Jéssica C. Medeiros Silva, Maisa Roberta Gonçalves, Sandra R. Sakamoto Tolosa

Resumo


O presente estudo traz à discussão a

Inclusão escolar dos portadores de necessidades

físicas especiais. A partir da publicação de um jornal de

circulação nacional, relatando o caso de uma menina

portadora de necessidades físicas especiais que está

incluída na escola, no entanto a escola não lhe

proporciona as devidas condições para que ela tenha

um bom estudo. Para que a escola atinja o seu principal

objetivo de desenvolvimento da pessoa para o exercício

da cidadania e qualificação para o trabalho, é preciso

retomar a discussão sobre a forma como a inclusão

escolar é feita e os problemas e as dificuldades da

temática. Problematizamos, apontamos possíveis

saídas para que a criança ou adolescente ao ser

incluído não sofra traumas. Neste artigo procuramos

demonstrar as conquistas atingidas através das lutas

sociais em relação aos direitos que os portadores de

necessidades físicas especiais possuem em relação à

escola, buscamos apontar também a violação desses

direitos e a dificuldade de consolidar e construir direitos

no mundo globalizado.


Palavras-chave


Inclusão Escolar. Portadores de Necessidades físicas especiais. Violação de direitos. Consolidação de direitos.

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