AGRESSIVIDADE INFANTIL: ENTRE OS FATORES EMOCIONAIS E AMBIENTAIS.
Resumo
Neste trabalho busca-se investigar as
possíveis causas da Agressividade Infantil,
destacando o que é considerado “normal” e o que é
preocupante nas atitudes das crianças que são
consideradas agressivas. A pesquisa é
eminentemente teórica e conta com um
levantamento bibliográfico sobre o tema que
possibilita que a mesma sirva como suporte para
pais e professores, e também para os demais
interessados no assunto. A opção pela pesquisa
bibliográfica ocorreu porque o tema é pouco
explorado nos cursos de Pedagogia e demais
licenciaturas. Sendo assim, os professores vão para
sala de aula com uma “defasagem” no que diz
respeito às relações existentes entre alunos e suas
“manifestações agressivas” que ocorrem dentro e
fora da sala de aula. O presente trabalho aborda
traços da teoria da Aprendizagem Social de Albert
Bandura e da teoria de Winnicott exposta
principalmente no livro “A Criança e o seu Mundo”,
que em união darão ao tema uma visão tanto dos
fatores emocionais como dos ambientais.
possíveis causas da Agressividade Infantil,
destacando o que é considerado “normal” e o que é
preocupante nas atitudes das crianças que são
consideradas agressivas. A pesquisa é
eminentemente teórica e conta com um
levantamento bibliográfico sobre o tema que
possibilita que a mesma sirva como suporte para
pais e professores, e também para os demais
interessados no assunto. A opção pela pesquisa
bibliográfica ocorreu porque o tema é pouco
explorado nos cursos de Pedagogia e demais
licenciaturas. Sendo assim, os professores vão para
sala de aula com uma “defasagem” no que diz
respeito às relações existentes entre alunos e suas
“manifestações agressivas” que ocorrem dentro e
fora da sala de aula. O presente trabalho aborda
traços da teoria da Aprendizagem Social de Albert
Bandura e da teoria de Winnicott exposta
principalmente no livro “A Criança e o seu Mundo”,
que em união darão ao tema uma visão tanto dos
fatores emocionais como dos ambientais.