VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE QUATÁ – SP

D. E. Santiago, O. C. Mattioli

Resumo


A violência doméstica ou intra-familiar tem sido objeto de inúmeras pesquisas e
intervenções em nossa sociedade. Este trabalho, de natureza teórico-empírica,
buscou compreender o sentido que atos de violência doméstica têm para crianças
vitimizadas por tal conduta. A fundamentação teórica sobre violência e sua vertente
doméstica foram pautadas pelas contribuições de autores como Engels(1884,1888),
Marin-Baró (2003), assim como Guerra (2005) e Azevedo (1993). Já, visando
compreender o desenvolvimento psíquico da criança recorreu-se à Perspectiva de
análise Sócio-Histórica, preconizada por autores como L.S. Vigotski, A.R. Luria e
A.N. Leontiev. Essa corrente postula que a realidade concreta na qual a criança está
inserida colabora no sentido de definir e orientar o seu desenvolvimento e a
formação de seu psiquismo e, por essa razão, é de vital importância no sentido de
ampliar a compreensão sobre a criança vítima de violência doméstica.
Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas
com crianças do ensino fundamental, vítimas de violência doméstica
em suas modalidades física, negligência e/ou psicológica. A análise preliminar das
entrevistas permitiu evidenciar que essas crianças se apropriam da experiência da
violência doméstica compreendendo-a com uma prática natural, correta e educativa.
As crianças se mostraram, ainda, alheias aos prejuízos que esse tipo de prática
acarreta ao seu desenvolvimento psíquico e também não percebem o quanto essas
experiências influenciam seu modo de vida, seu desempenho acadêmico e seu
sofrimento psíquico.

Palavras-chave


Violência Doméstica. Crianças. Apropriação.

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