A POPULARIDADE E A EXPANSÃO DO E-COMMERCE

Cristiane Aparecida Mota, Mariana de Araújo S. Magalhães, Mário Augusto Andreta Carvalho

Resumo


O profissional contábil dos dias de hoje tem ultrapassado as barreiras de apenas
exercer atividades na área contábil, assumindo também uma postura de maior
entrosamento com a área administrativa. Pensando nisso, realizamos uma
pesquisa sobre E-Commerce ou comércio eletrônico atividade ainda não é muito
explorada no Brasil, porem ela acompanha a expansão e popularidade da Internet.
O comércio eletrônico tem se tornado mais comum à medida que a própria
Internet tem se tornado mais acessível a todas as classes sociais. O primeiro
passo para quem deseja montar um comércio eletrônico, é o planejamento de
forma, a saber: o que se deseja fazer e para quem, que tipo de produto vai ser
oferecido ao mercado, pois pensando que uma loja virtual não é como uma loja de
instalações físicas, onde o consumidor pode ter fácil acesso aos produtos, e
pensar que muitas vezes o produto que tem bons índices de venda em um
mercado físico talvez não tenha o mesmo sucesso em uma loja virtual, pois muitas
pessoas não têm acesso a Internet ou ainda não tem confiança no tipo de
comercio. Talvez esse produto encontre concorrência; de qual forma o cliente será
atendido (marketing); quanto será gasto e em quanto tempo espera-se ter retorno
financeiro, onde se faz necessário não só avaliar, mas conhecer bem alguns
outros fatores desse empreendimento como: custos de implantação - onde se leva
em conta desde a forma como serão feitas as vendas; de que forma os clientes
realizarão os seus pedidos; sistema de divulgação da loja; sistemas de promoções
e entregas de produtos, quando as atividades terão inicio e quais são as metas a
serem alcançadas. O planejamento é uma ferramenta importante para a
sobrevivência da empresa, principalmente nos primeiros anos de atividade, e
indicado para empresas de pequeno, médio ou grande porte. O marketing é fator
fundamental para o comércio eletrônico, é muito importante é fazer com que as
pessoas conheçam a sua empresa on-line, essa divulgação deve utilizar todo os
meios possíveis de propaganda, sendo que o mais importante é a Web, assim,
vale a inserção da empresa nos sites de busca, onde pesquisas mostram que
cerca de 50% dos clientes de lojas virtuais, efetuam suas compras a partir de
pesquisas feitas em sites de busca, uma boa vantagem no uso desse recurso é
que o cliente quando usa esse tipo de ferramenta é porque está interessando no
seu produto, e alem disso o custo para contratação desse tipo de recurso é bem
pequeno. Outras dicas de divulgação são os e-mails propaganda e anúncios na
Web, que também têm um custo baixo. Uma boa idéia com capital disponível pode
ganhar mercado e mudar o habito do consumidor.

Palavras-chave


E-commerce. Planejamento. Marketing. Internet. Loja virtual.

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