UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Dayane de Oliveira Pinto Silva, Rosimeire Cabral Romeiro Costa, Mario Augusto Carvalho

Resumo


O Projeto Tecnologia no Ensino Médio
envolve o corpo docente e discente das
Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de
Toledo” de Presidente Prudente, junto aos
professores do Ensino Médio de escolas públicas
da região de Presidente Prudente. O principal
objetivo deste projeto é o mapeamento do
conhecimento e da utilização de tecnologias
destes professores no processo de
ensino/aprendizagem. Diante da análise desta
pesquisa, o projeto propôs a elaboração de
cursos de extensão na área de informática,
apresentando ferramentas pedagógicas que
poderiam ser utilizadas a fim de contribuir no
processo de ensino/aprendizagem. A primeira
fase teve como foco a coletas de dados sobre a
composição do perfil dos professores,
proporcionando a verificação do grau de
utilização de tecnologia, e ainda, identificar como
esta tecnologia é utilizada no processo de
ensino/aprendizagem. A segunda fase apresenta
caráter extensionista, de forma que, com base na
análise dos dados levantados, foi elaborada uma
proposta de ensino, baseada em cursos de
extensão na área de tecnologia, visando à
capacitação dos professores na utilização de
ferramentas a serem utilizadas como apoio
didático-pedagógico nas escolas públicas de
Ensino Médio. Esta fase vem sendo desenvolvida
nos laboratórios de informática das Faculdades
“Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente
Prudente/SP.

Palavras-chave


Tecnologia. Ensino/aprendizagem. Professor.

Texto completo:

PDF