A CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Resumo
O presente trabalho apresenta
uma pesquisa qualitativa, de caráter
analítico-descritiva, que investigou asconcepções dos gestores de escolas
públicas de ensino médio de Presidente
Prudente sobre o uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) em
Educação, tendo como referência a
realidade de sua atuação e formação. A
pesquisa foi desenvolvida no período
novembro/2007 a janeiro/2008. A coleta
dos dados se deu por meio de
questionários e de entrevistas, nos quais
buscou-se identificar o perfil dos gestores,
sujeitos da pesquisa, as possibilidades
oferecidas para o uso efetivo das TIC em
sua gestão, os cursos de formação inicial
e continuada realizados e a concepção do
gestor frente à incorporação das TIC nas
condições da escola na qual atua. A
análise dos dados evidenciou que, para
os gestores investigados, há falta de
cursos de formação para os professores,
falta profissionais responsáveis pela
manutenção e apoio técnico-pedagógico
das Salas Ambientes de Informática (SAI)
e que o número de equipamentos é
insuficiente para o desenvolvimento de
um bom trabalho. No geral, valorizam o
uso das TIC e acreditam que as mesmas
despertam o interesse do aluno, no
entanto, acreditam que há muita
resistência, medo e desinteresse por
parte dos professores. O desafio do
gestor é articular a dimensão pedagógica
ao trabalho administrativo. Esta pesquisa
veio corroborar a tese de que os gestoresexercem papel fundamental naconsolidação da transformação do
contexto escolar. Para tanto, é necessário
que incentive e viabilize condições para
tornar a escola um espaço aberto às
mudanças, acompanhando as exigências
da sociedade atual.