EDUCADORES MATEMÁTICOS TRABALHANDO EM GRUPO: A DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES

Enio Freire de Paula, Regina Maria Pavanello

Resumo


Neste trabalho, apresentamos fatos
decorrentes das atividades de campo
realizadas para nossa dissertação de mestrado
junto ao Programa de Pós-graduação em
Educação para a Ciência e o Ensino de
Matemática – PCM/UEM. Discutimos a
proposta de criação e desenvolvimento de um
grupo de estudo entre educadores
matemáticos, denominado GEDMAT, voltado a
professores de matemática de escolas públicas
e alunos de um curso de licenciatura em
Matemática de uma universidade particular,
cujo objetivo principal é fomentar reflexões a
respeito de atividades matemáticas
fundamentadas na Resolução de Problemas.
Caracteriza-se por uma pesquisa cooperativa
com o objetivo de proporcionar ao grupo
envolvido condições para o desenvolvimento
de capacidades colaborativas de trabalho.
Cooperativa, pois embora os integrantes do
grupo constituído se coloquem à disposição do
pesquisador, a concepção do problema
investigativo, as conclusões e a escrita final
são exclusividades do mesmo e não do grupo.
Definidas as atividades dos membros
envolvidos no grupo, essa pesquisa,
proporcionará sucessivas discussões e
reflexões entre os participantes com o intuito
de, mediante essas análises, repensar em
conjunto possíveis mudanças para melhoria da
prática docente.

Palavras-chave


Formação de Professores. Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Grupos de Estudo.