CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO NO ENSINO SUPERIOR

Cláudia Regina Parra, Lúcia Helena Tiosso Moretti

Resumo


Este estudo abordou a relação professor-aluno no ensino superior e as influências
dos conceitos psicológicos de transferência e contratransferência na transmissão e
aquisição do conhecimento. Foi desenvolvido no ensino superior pela vivência que
temos experimentado com essa modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa
de campo descritiva, realizada com 81 alunos e 42 docentes do Centro Superior de
Ensino em Dracena - CESD nos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Turismo,
operacionalizada através de entrevistas com questionários aplicados a alunos e
professores. Buscamos compreender o vínculo relacional e sua importância para a
construção do saber. Os conceitos psicanalíticos de Freud, foram usados como
referencial teórico, destacando a transferência e contratransferência que propõe
compreender como as relações acontecem. Através dos dados verificamos o lugar
que o professor ocupa no inconsciente do estudante. Constatamos mediante os
resultados apresentados que por meio da reedição, o acadêmico alimenta com o
professor as mesmas motivações e desejos que tinha quando aprendiz iniciante. O
professor que transita com maior facilidade nesse contexto consegue melhor êxito
nas suas proposituras. O desconhecimento dos mesmos na representatividade que
ocupa no imaginário do aluno, acaba influenciando na posse da autoridade para
ensinar. Características de bom professor, de disciplinas preferenciais dos alunos
aparecem mais vinculadas à personalidade do professor do que a titulação
acadêmica. Com apoio na discussão e análise dos aspectos encontrados o estudo
aponta além da reflexão sobre a relação humana implícita na relação pedagógica a
necessidade de uma resignificação de construção do saber no ensino superior.

Palavras-chave


Relação professor-aluno. Educação superior. Formação docente. Transferência. Contratransferência.

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