EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA FUNÇÃO SOCIAL
Resumo
O direito à educação encontra-se amplamente assegurado no mundo jurídico, direito
fundamental descrito em nossa Carta Magna nos artigos 6°, 205 a 214 e 227. A
educação torna-se a essencialidade do ser humano, pois através da troca de
conhecimentos realizados de geração a geração, e da capacidade de aprimorar o os
ensinamentos, permitiu-se a sobrevivência do homem como espécie, tornando o
conhecimento o meio apto entre os homens para alcançar a igualdade e a
dignidade. Deste modo, a educação passa a ser dever e obrigação do Estado, para
proporcionar a todos, independentemente de idade, sexo, raça, religião, a imediata
aplicabilidade e efetividade deste direito, para o desenvolvimento intelectual, físico,
moral, material, social e cultural. No entanto, este dever não se encontra apenas nas
mãos do Estado. Esta responsabilidade também é estendida à família e à
sociedade. Porém, parece utópico imaginar uma sociedade harmônica, já que não
são poucos os fatores que nos levam a perceber a atual democracia repleta de
desigualdades alarmantes, uma vez que o dever do Estado em proporcionar o direito
à educação encontra-se deficiente, inapto a atingir todos os fins almejados pela
Constituição Federal. As deficiências, hoje terminantemente conhecidas por toda
sociedade, causam em muitos de nós o sentimento de que talvez esta realidade
nunca mude, pois não está presente apenas na educação, mas num todo, quer seja
na saúde, na moradia, na segurança, gerando o negativismo, o individualismo e os
pré-conceitos. Ainda há aqueles que acreditam na possibilidade de mudanças, que
buscam na realidade social que lhe é próxima a melhora, a função social inerente à
sociedade. Exercendo a função social do direito à educação, as Faculdades
Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente-SP atuam
desenvolvendo diversos projetos sociais, objetivando a melhoria no que concerne à
oportunidade e desenvolvimento intelectual da comunidade carente, cumprindo
desta forma sua parcela como ente social na responsabilidade da educação. Dentre
os projetos, há o “Inclusão Digital”, que possibilita a adolescentes e idosos o curso
técnico de informática. O aprendizado digital abrange os conhecimentos
fundamentais dos softwares Microsoft Word, Excel e Power Point, sendo
desenvolvido pelo extensionista a metodologia de ensino à teoria juntamente com a
prática. Mais do que apenas um curso técnico básico de informática, este projeto
proporciona aos participantes a integração na comunidade, desenvolvendo a
criatividade, convivência em grupo, respeito mútuo, responsabilidade, e de outra
banda, a satisfação daqueles que o realizam, ao ver os alunos vencerem as
dificuldades encontradas no manuseio dos computadores e programas que antes
lhes pareciam algo impossível, principalmente os alunos idosos, e na vontade que a
cada dia eles trazem em querer aprender mais. Por fim, acaba sendo uma troca de
aprendizado entre o extensionista e seus alunos, evidenciando uma melhor
perspectiva do futuro da educação como função social.
fundamental descrito em nossa Carta Magna nos artigos 6°, 205 a 214 e 227. A
educação torna-se a essencialidade do ser humano, pois através da troca de
conhecimentos realizados de geração a geração, e da capacidade de aprimorar o os
ensinamentos, permitiu-se a sobrevivência do homem como espécie, tornando o
conhecimento o meio apto entre os homens para alcançar a igualdade e a
dignidade. Deste modo, a educação passa a ser dever e obrigação do Estado, para
proporcionar a todos, independentemente de idade, sexo, raça, religião, a imediata
aplicabilidade e efetividade deste direito, para o desenvolvimento intelectual, físico,
moral, material, social e cultural. No entanto, este dever não se encontra apenas nas
mãos do Estado. Esta responsabilidade também é estendida à família e à
sociedade. Porém, parece utópico imaginar uma sociedade harmônica, já que não
são poucos os fatores que nos levam a perceber a atual democracia repleta de
desigualdades alarmantes, uma vez que o dever do Estado em proporcionar o direito
à educação encontra-se deficiente, inapto a atingir todos os fins almejados pela
Constituição Federal. As deficiências, hoje terminantemente conhecidas por toda
sociedade, causam em muitos de nós o sentimento de que talvez esta realidade
nunca mude, pois não está presente apenas na educação, mas num todo, quer seja
na saúde, na moradia, na segurança, gerando o negativismo, o individualismo e os
pré-conceitos. Ainda há aqueles que acreditam na possibilidade de mudanças, que
buscam na realidade social que lhe é próxima a melhora, a função social inerente à
sociedade. Exercendo a função social do direito à educação, as Faculdades
Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente-SP atuam
desenvolvendo diversos projetos sociais, objetivando a melhoria no que concerne à
oportunidade e desenvolvimento intelectual da comunidade carente, cumprindo
desta forma sua parcela como ente social na responsabilidade da educação. Dentre
os projetos, há o “Inclusão Digital”, que possibilita a adolescentes e idosos o curso
técnico de informática. O aprendizado digital abrange os conhecimentos
fundamentais dos softwares Microsoft Word, Excel e Power Point, sendo
desenvolvido pelo extensionista a metodologia de ensino à teoria juntamente com a
prática. Mais do que apenas um curso técnico básico de informática, este projeto
proporciona aos participantes a integração na comunidade, desenvolvendo a
criatividade, convivência em grupo, respeito mútuo, responsabilidade, e de outra
banda, a satisfação daqueles que o realizam, ao ver os alunos vencerem as
dificuldades encontradas no manuseio dos computadores e programas que antes
lhes pareciam algo impossível, principalmente os alunos idosos, e na vontade que a
cada dia eles trazem em querer aprender mais. Por fim, acaba sendo uma troca de
aprendizado entre o extensionista e seus alunos, evidenciando uma melhor
perspectiva do futuro da educação como função social.
Palavras-chave
Direito. Educação. Família. Sociedade. Função Social.