O ESTÍMULO À EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES ATRAVÉS DA INFORMÁTICA

Luciana Aparecida Moraes Polidório, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


Crianças e adolescentes pertencentes às classes economicamente favorecidas, têm
a possibilidade de arcar com melhores qualificações educacionais e profissionais,
visto que, cursos de qualificação, normalmente representam custos elevados,
excluindo assim a população de baixa renda. Essa parte da sociedade é quem mais
necessita de capacitação para seu processo de desenvolvimento e infelizmente não
possui as condições financeiras necessárias para se profissionalizar. Cabe às
instituições públicas promover a cidadania, resgatar esses jovens, tirando-os das
ruas e propiciar seu real valor como indivíduo numa sociedade acima de tudo
competitiva, oferecendo cursos de formação gratuitos, facilitando assim a entrada
desses jovens no mercado de trabalho. Existem garantias e direitos inerentes a
todos os cidadãos que devem ser efetivamente respeitadas e cumpridas, o ECA
(Estatuto da Criança e do Adolescente) especificamente, trata da criança e do
adolescente, os deveres e obrigações para com eles, e a Lei maior, a Constituição
Federal, reza claramente sobre as garantias e direitos inerentes aos cidadãos,
inclusive o direito e a necessidade de resgatar seu valor como indivíduo; de suma
importância para o desenvolvimento e futuro do país. Também cabe às instituições
privadas a abertura de oportunidade de acesso às crianças e adolescente. As
Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, por
meio de seus vários projetos sociais, cria um espaço de convivência e qualificação;
para crianças, jovens e adultos da comunidade em que está inserida. Um dos cursos
oferecidos e mais procurados está relacionado à informática, o projeto Inclusão
Digital, que habilita seus participantes na utilização da Internet e de vários
aplicativos, tais como: Word, Excel e PowerPoint. Para os alunos da graduação
participantes deste projeto, serve como observação de uma outra realidade e
conscientização do potencial transformador da sociedade através de atitudes
simples e sérias. Pode-se observar claramente o desenvolvimento e o interesse
vindo daqueles que usufruem desta oportunidade de ensino, onde a
profissionalização não é a única meta, mas também, e acima de tudo o
conhecimento para que se possa através da tecnologia, resolver seus problemas,
buscar os seus direitos e obter informações. A utilização da internet como meio de
integralização, onde como exemplo, o jovem desempregado possa estar enviando
currículos e e-mails a fim de encontrar sua dignidade como ser humano, suprimindo
suas carências individuais e sociais, até porque esses direitos estão garantidos em
lei e que a mesma (espera-se) venha a ser cumprida. O estímulo é oferecido, a
vontade do aprender dessas crianças e adolescentes carentes é visivelmente clara,
os resultados são incentivadores para se buscar mais além e finalmente, a busca da
cidadania está sendo priorizada.

Palavras-chave


Educação. Profissionalização. Crianças e Adolescentes. Informática.

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