DESAFIOS E OPORTUNIDADES DOS EXTENSIONISTAS DO PROJETO DEGRAUS
Resumo
Em um mundo sustentado por novas tecnologias e mudanças constantes, seria
um desrespeito com a sociedade não agarrar-se a oportunidade de evoluir com
os desafios propostos por ela. Os desafios colocados em exposição tratam-se
das dificuldades e obstáculos apresentados na condução do “Projeto Degraus
Adolescentes”, uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de
Toledo” de Presidente Prudente. Este projeto visa intensificar a interação da
Instituição (alunos, professores e funcionários) com a comunidade por meio de
cursos de informática. Uma vez por semana é mostrado aos jovens da
sociedade em geral, que freqüentam as aulas, os principais conceitos e
funcionalidades do computador, uma máquina que para muitos integrantes do
curso se torna uma descoberta, fazendo surgir novas possibilidades e
conseqüentemente, dificuldades no manuseio desta nova tecnologia. O objetivo
deste projeto é transformar está abertura em aprimoramento e contato com
novas tecnologias, diante dos problemas afrontados, observa-se a anormal
dificuldade de manuseio sobre o teclado ou até mesmo o controle sobre o
mouse. A grande maioria obtém receio por uma comunicação verbal mais
aprofundada, tanto que para muitos é estranho ver professores com a idade
idêntica às deles, alguns se destacam por apresentarem simpatia com as
dinâmicas apresentadas durante as aulas, seguindo estes passos, prioriza-se
aqueles que nunca tiveram se quer alguma espécie de contato com o
computador. Estes desafios forçam a responsabilidade de estar aprimorando e
renovando constantemente os modos de agir e se relacionar. O ponto-chave,
porém, está em identificar as qualidades e necessidades de cada um,
observando suas dúvidas em relação ao conteúdo, visto que elas variam de
aluno para aluno constantemente. Estar representando um professor não é
tarefa das mais fáceis, lidar com várias pessoas ao mesmo tempo requer
qualidades, estas, que estão sendo adquiridas ao longo do projeto, mas o que
realmente impressiona é perceber que estas pessoas passam grandes lições
de humildade e responsabilidade a todos os participantes, o fato de estar
aprendendo com os alunos é de imensa importância, pois agrega
conhecimentos e valores que não são vivenciados em sala de aula. O projeto
tem em busca a capacitação das pessoas para o mercado de trabalho e o
resgate da dignidade humana, incluindo–as na sociedade contemporânea,
construindo um relacionamento interpessoal. É importante ressaltar que o
projeto já atendeu vários grupos de alunos proporcionando-lhes melhores
condições para seu desenvolvimento global e para uma melhor qualidade de
vida. Também influencia na formação dos extensionistas desenvolvendo
competências organizacionais e pessoais como: comunicação, controle,
liderança, planejamento e trabalho em equipe, ajudando também na formação
da consciência social e política, desenvolvendo o comprometimento com
interesses e necessidades da sociedade.
um desrespeito com a sociedade não agarrar-se a oportunidade de evoluir com
os desafios propostos por ela. Os desafios colocados em exposição tratam-se
das dificuldades e obstáculos apresentados na condução do “Projeto Degraus
Adolescentes”, uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de
Toledo” de Presidente Prudente. Este projeto visa intensificar a interação da
Instituição (alunos, professores e funcionários) com a comunidade por meio de
cursos de informática. Uma vez por semana é mostrado aos jovens da
sociedade em geral, que freqüentam as aulas, os principais conceitos e
funcionalidades do computador, uma máquina que para muitos integrantes do
curso se torna uma descoberta, fazendo surgir novas possibilidades e
conseqüentemente, dificuldades no manuseio desta nova tecnologia. O objetivo
deste projeto é transformar está abertura em aprimoramento e contato com
novas tecnologias, diante dos problemas afrontados, observa-se a anormal
dificuldade de manuseio sobre o teclado ou até mesmo o controle sobre o
mouse. A grande maioria obtém receio por uma comunicação verbal mais
aprofundada, tanto que para muitos é estranho ver professores com a idade
idêntica às deles, alguns se destacam por apresentarem simpatia com as
dinâmicas apresentadas durante as aulas, seguindo estes passos, prioriza-se
aqueles que nunca tiveram se quer alguma espécie de contato com o
computador. Estes desafios forçam a responsabilidade de estar aprimorando e
renovando constantemente os modos de agir e se relacionar. O ponto-chave,
porém, está em identificar as qualidades e necessidades de cada um,
observando suas dúvidas em relação ao conteúdo, visto que elas variam de
aluno para aluno constantemente. Estar representando um professor não é
tarefa das mais fáceis, lidar com várias pessoas ao mesmo tempo requer
qualidades, estas, que estão sendo adquiridas ao longo do projeto, mas o que
realmente impressiona é perceber que estas pessoas passam grandes lições
de humildade e responsabilidade a todos os participantes, o fato de estar
aprendendo com os alunos é de imensa importância, pois agrega
conhecimentos e valores que não são vivenciados em sala de aula. O projeto
tem em busca a capacitação das pessoas para o mercado de trabalho e o
resgate da dignidade humana, incluindo–as na sociedade contemporânea,
construindo um relacionamento interpessoal. É importante ressaltar que o
projeto já atendeu vários grupos de alunos proporcionando-lhes melhores
condições para seu desenvolvimento global e para uma melhor qualidade de
vida. Também influencia na formação dos extensionistas desenvolvendo
competências organizacionais e pessoais como: comunicação, controle,
liderança, planejamento e trabalho em equipe, ajudando também na formação
da consciência social e política, desenvolvendo o comprometimento com
interesses e necessidades da sociedade.
Palavras-chave
Extensão. Comunidade. Informática.