PROJETO DEGRAUS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rosangela Aparecida Bueno, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


O “Projeto Degraus – Adolescentes”, é um projeto de extensão desenvolvido desde
2002, pelas Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente
Prudente – SP (FIAET/PP), através da Coordenadoria de Extensão e Assuntos
Comunitários, é um projeto voltado para pessoas de classes e idades distintas,
possibilitando crianças, adultos e adolescentes manter um contato com a Instituição
de Ensino Superior através de um curso, baseado em duas oficinas, sendo elas:
Oficina de desenvolvimento Profissional e Oficina de Informática. O projeto é
desenvolvido nos laboratórios de informática da faculdade (inclusão social) e em
salas de aula sendo oferecido sem nenhum custo para a comunidade. O primeiro
contato com o projeto foi como aluna, fazendo parte da sociedade, tomou-se
conhecimento das oficinas por meio de amigos que já haviam participado do projeto
e o indicaram. Assim, quando cursava o 3º ano do ensino médio matriculou-se no
projeto em busca de maiores conhecimentos, principalmente na área de informática,
mas a curiosidade em conhecer de perto a faculdade também foi motivo relevante,
visto que, no 3º ano do ensino médio, uma das maiores dúvidas é qual curso
escolher. Cursando o projeto durante um ano houve muita ajuda em dois aspectos.
O primeiro deles foi a área de informática, extremamente importante para qualquer
profissão, mas também ajuda muito no contexto pessoal, visto que a oficina de
desenvolvimento profissional proporcionou uma visão mais realista do
funcionamento de uma empresa e de diversas áreas de trabalho. No decorrer das
aulas do projeto além do aprendizado que fora proporcionado pelo conteúdo
apresentado, também foi um grande incentivo para dar continuidade a uma
formação profissional, posteriormente. É por meio do projeto que se vislumbra uma
noção geral do que é contabilidade e isso foi extremamente importante para decidir
que curso fazer. No ano seguinte matriculou-se para a faculdade de Ciências
Contábeis das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, sendo um passo
muito importante na vida e formação profissional, porém, com o objetivo de
minimizar algumas dificuldades financeiras inscreveu-se no projeto novamente, mas
agora como extensionista, estando hoje, do outro lado do projeto. Denota-se que a
participação no projeto como extensionista proporciona muito mais que o auxílio
financeiro, pois o papel de instrutor dá uma série de responsabilidades
desconhecidas para a maioria dos alunos da graduação. A preparação e a aplicação
das aulas abrem aos extensionistas a oportunidade de desenvolver várias
habilidades, tais como: oratória, comunicação visual, trabalho em grupo,
planejamento, elaboração de exercícios e dinâmicas etc.

Palavras-chave


Projeto Social. Informática. Extensão.

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