APLICAÇÃO DO MÉTODO DO BENCHMARKING EM UM SUPERMERCADO NA CIDADE DE REGENTE FEIJÓ-SP
Resumo
O tema central abordado pela pesquisa foi a da aplicação do método do
Benchmarking, que é uma ferramenta de aperfeiçoamento da gestão empresarial.
Foram examinados e descritos os principais conceitos da técnica, incluindo-se a sua
história, os processos, os tipos específicos, tais como o competitivo, o funcional, o
interno e o genérico. As fases da técnica foram igualmente detalhadas e orientaram
a aplicação em uma organização empresarial. A empresa objeto da pesquisa foi um
supermercado localizado na cidade de Regente Feijó-SP. Esta empresa foi
comparada com o seu principal concorrente. Os fatores de competitividade medidos
foram relativos à atração de clientes, relativos ao preço e relativos à negociação e
atendimento. O resultado apontou as diferenças principais a serem incluídas em um
plano estratégico funcional: número de produtos e ofertas na área de padaria;
comunicação e propaganda; estacionamento; layout; rapidez no atendimento. Estas
diferenças deverão ser corrigidas em ações de curtos e médios prazos apontadas
nas considerações finais deste trabalho.
Benchmarking, que é uma ferramenta de aperfeiçoamento da gestão empresarial.
Foram examinados e descritos os principais conceitos da técnica, incluindo-se a sua
história, os processos, os tipos específicos, tais como o competitivo, o funcional, o
interno e o genérico. As fases da técnica foram igualmente detalhadas e orientaram
a aplicação em uma organização empresarial. A empresa objeto da pesquisa foi um
supermercado localizado na cidade de Regente Feijó-SP. Esta empresa foi
comparada com o seu principal concorrente. Os fatores de competitividade medidos
foram relativos à atração de clientes, relativos ao preço e relativos à negociação e
atendimento. O resultado apontou as diferenças principais a serem incluídas em um
plano estratégico funcional: número de produtos e ofertas na área de padaria;
comunicação e propaganda; estacionamento; layout; rapidez no atendimento. Estas
diferenças deverão ser corrigidas em ações de curtos e médios prazos apontadas
nas considerações finais deste trabalho.
Palavras-chave
Benchmarking. Plano Estratégico Funcional. Supermercado. Fatores de Competitividade.