A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO MEIO DE COMPRAS POR CONSUMIDORES DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
Inicialmente, a Internet era utilizada como um meio de estreitar relações humanas e
aumentar o conhecimento adquirido pelas pessoas, mas cada vez mais cresce o
número de pessoas que utilizam a Internet com a finalidade de comprar produtos e
serviços. Apesar disto, ainda existem muitos questionamentos sobre esta nova
forma de negociação, sobre como as empresas, reestruturando suas estratégias e
seus planejamentos, podem fidelizar clientes através da Internet. Neste contexto,
torna-se fundamental um questionamento sobre o processo de comportamento do
consumidor em relação ao processo de compra assim como, identificar a aceitação
das pessoas em relação a esta nova forma de comercialização de produtos. Por
isso, optou-se por realizar o presente trabalho com o objetivo de verificar a utilização
da Internet como meio de compras. Neste trabalho realizou-se um levantamento no
qual foram aplicados 406 questionários a uma amostra de ambos os sexos e
diversas faixas etárias. Os dados foram tabulados no EXCEL e analisados através
do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) seguindo uma
abordagem quantitativa. Através da análise nominal dos dados foi possível observar
que a maioria dos entrevistados utiliza a Internet e este acesso ocorre
preferencialmente em suas residências para a realização de pesquisa e compra de
produtos. Os dados sugerem ainda que a compra pela Internet caracteriza-se por
apresentar como atratividade principal o preço. Os produtos mais consumidos, pelos
entrevistados, são livros e produtos de informática e a forma de pagamento mais
utilizada é o cartão de crédito. A indicação de conhecidos e os sites de busca são as
ferramentas principais pelas quais as pessoas estudadas têm acesso as lojas
virtuais. A facilidade/ agilidade na compra pela Internet foi considerada como a
principal vantagem dessa forma de negociação. Constatou-se também através da
análise de correlação dos dados que quanto maior o nível de escolaridade e a renda
familiar, maior a utilização da Internet para compras. Além disso, quanto mais jovem
maior é essa utilização. Já quanto ao sexo, o sexo masculino compra mais que o
sexo feminino. A reformulação das estratégias e planejamentos de Marketing são
fundamentais para que as empresas atendam às necessidades destes usuários que
possui um perfil diferenciado e fidelizá -lo a sua marca. Por fim, com o
desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que a utilização da Internet é uma
importante forma de comercialização de produtos, que vem tendo um alto nível de
utilização e aceitação pelos usuários da Internet, como pode ser constatado pelos
resultados da pesquisa, onde quase 50% dos entrevistados afirmaram utilizá-la
como instrumento para compra.
aumentar o conhecimento adquirido pelas pessoas, mas cada vez mais cresce o
número de pessoas que utilizam a Internet com a finalidade de comprar produtos e
serviços. Apesar disto, ainda existem muitos questionamentos sobre esta nova
forma de negociação, sobre como as empresas, reestruturando suas estratégias e
seus planejamentos, podem fidelizar clientes através da Internet. Neste contexto,
torna-se fundamental um questionamento sobre o processo de comportamento do
consumidor em relação ao processo de compra assim como, identificar a aceitação
das pessoas em relação a esta nova forma de comercialização de produtos. Por
isso, optou-se por realizar o presente trabalho com o objetivo de verificar a utilização
da Internet como meio de compras. Neste trabalho realizou-se um levantamento no
qual foram aplicados 406 questionários a uma amostra de ambos os sexos e
diversas faixas etárias. Os dados foram tabulados no EXCEL e analisados através
do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) seguindo uma
abordagem quantitativa. Através da análise nominal dos dados foi possível observar
que a maioria dos entrevistados utiliza a Internet e este acesso ocorre
preferencialmente em suas residências para a realização de pesquisa e compra de
produtos. Os dados sugerem ainda que a compra pela Internet caracteriza-se por
apresentar como atratividade principal o preço. Os produtos mais consumidos, pelos
entrevistados, são livros e produtos de informática e a forma de pagamento mais
utilizada é o cartão de crédito. A indicação de conhecidos e os sites de busca são as
ferramentas principais pelas quais as pessoas estudadas têm acesso as lojas
virtuais. A facilidade/ agilidade na compra pela Internet foi considerada como a
principal vantagem dessa forma de negociação. Constatou-se também através da
análise de correlação dos dados que quanto maior o nível de escolaridade e a renda
familiar, maior a utilização da Internet para compras. Além disso, quanto mais jovem
maior é essa utilização. Já quanto ao sexo, o sexo masculino compra mais que o
sexo feminino. A reformulação das estratégias e planejamentos de Marketing são
fundamentais para que as empresas atendam às necessidades destes usuários que
possui um perfil diferenciado e fidelizá -lo a sua marca. Por fim, com o
desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que a utilização da Internet é uma
importante forma de comercialização de produtos, que vem tendo um alto nível de
utilização e aceitação pelos usuários da Internet, como pode ser constatado pelos
resultados da pesquisa, onde quase 50% dos entrevistados afirmaram utilizá-la
como instrumento para compra.
Palavras-chave
Marketing. Internet. Comércio eletrônico.