A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO MEIO DE COMPRAS POR CONSUMIDORES DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Alisson Janial, Bruno Muchon Sakita, Fabiana Ferreira Lopes, Thaiane de Andrade Silva, Alexandre Hideo Sassaki

Resumo


Inicialmente, a Internet era utilizada como um meio de estreitar relações humanas e
aumentar o conhecimento adquirido pelas pessoas, mas cada vez mais cresce o
número de pessoas que utilizam a Internet com a finalidade de comprar produtos e
serviços. Apesar disto, ainda existem muitos questionamentos sobre esta nova
forma de negociação, sobre como as empresas, reestruturando suas estratégias e
seus planejamentos, podem fidelizar clientes através da Internet. Neste contexto,
torna-se fundamental um questionamento sobre o processo de comportamento do
consumidor em relação ao processo de compra assim como, identificar a aceitação
das pessoas em relação a esta nova forma de comercialização de produtos. Por
isso, optou-se por realizar o presente trabalho com o objetivo de verificar a utilização
da Internet como meio de compras. Neste trabalho realizou-se um levantamento no
qual foram aplicados 406 questionários a uma amostra de ambos os sexos e
diversas faixas etárias. Os dados foram tabulados no EXCEL e analisados através
do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) seguindo uma
abordagem quantitativa. Através da análise nominal dos dados foi possível observar
que a maioria dos entrevistados utiliza a Internet e este acesso ocorre
preferencialmente em suas residências para a realização de pesquisa e compra de
produtos. Os dados sugerem ainda que a compra pela Internet caracteriza-se por
apresentar como atratividade principal o preço. Os produtos mais consumidos, pelos
entrevistados, são livros e produtos de informática e a forma de pagamento mais
utilizada é o cartão de crédito. A indicação de conhecidos e os sites de busca são as
ferramentas principais pelas quais as pessoas estudadas têm acesso as lojas
virtuais. A facilidade/ agilidade na compra pela Internet foi considerada como a
principal vantagem dessa forma de negociação. Constatou-se também através da
análise de correlação dos dados que quanto maior o nível de escolaridade e a renda
familiar, maior a utilização da Internet para compras. Além disso, quanto mais jovem
maior é essa utilização. Já quanto ao sexo, o sexo masculino compra mais que o
sexo feminino. A reformulação das estratégias e planejamentos de Marketing são
fundamentais para que as empresas atendam às necessidades destes usuários que
possui um perfil diferenciado e fidelizá -lo a sua marca. Por fim, com o
desenvolvimento da pesquisa, conclui-se que a utilização da Internet é uma
importante forma de comercialização de produtos, que vem tendo um alto nível de
utilização e aceitação pelos usuários da Internet, como pode ser constatado pelos
resultados da pesquisa, onde quase 50% dos entrevistados afirmaram utilizá-la
como instrumento para compra.

Palavras-chave


Marketing. Internet. Comércio eletrônico.

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