ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE INFOMÁTICA DO PROJETO DEGRAUS

Altair Fernandes de Abreu, Mário Augusto Andetra Carvalho

Resumo


O referido resumo tem como escopo descrever as atividades desenvolvidas no curso
de Informática do Projeto Degraus. Este projeto é uma iniciativa da Toledo vinculada
à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários que pretende envolver o
corpo docente e discente da instituição, ofertando aos adolescentes carentes de
bairros próximos à Toledo cursos, palestras e projetos, e com isso, possibilitar
melhores condições a eles para engajarem no mercado de trabalho. O curso de
informática tem o objetivo de capacitar os adolescentes para o uso adequado e
inteligente dos aplicativos do Office 2000 (Word, Excel e Power Point) e é ministrado
por três bolsistas que se revezam semanalmente para aplicar a aula de acordo com
o conteúdo programado, enquanto um aplica a aula os demais prestam auxílio aos
alunos. Os professores dos cursos são alunos que por estarem regularmente
matriculados em um dos cursos oferecidos pela Toledo têm a possibilidade de se
inscrever em uma das bolsas de estudo divulgadas periodicamente no site da
instituição. A divulgação dos candidatos selecionados é feita através do site da
Toledo e por e-mail. As aulas do curso de informática são ministradas aos sábados
das 13hs às 14hs e 40 minutos para a primeira turma, 20 minutos de intervalo, e das
15hs às 16hs e 40 minutos para a segunda turma, em um laboratório de informática
específico com no máximo dois usuários para cada computador. O aluno
selecionado ao tomar posse da bolsa recebe um material didático específico mais
um colete de identificação. Para aplicação da aula o bolsista dispõe de um
computador mais um projetor multimídia. Para controle de freqüência os bolsistas
devem assinar em um determinado caderno e colocar o seu horário de chegada e de
saída. No início de cada aula é feito a conferência do laboratório utilizado com intuito
de averiguar possíveis irregularidades antes mesmo de começar a aula, como por
exemplo, uma cadeira quebrada ou computador com problema, pois se houver, o
fato deve ser relatado. É feito também a conferência da lista de presença dos alunos
e logo após aplica-se o conteúdo do dia, mais uma lista de exercícios para serem
resolvidos em sala. O andamento das aulas é sempre compatível com a capacidade
de assimilação dos alunos. Em caso de dúvida por parte do aluno, o bolsista deve
estar sempre disposto a orientá-lo adequadamente. Ao término de cada aula o
bolsista que ministrou no dia deve fazer um relatório e enviar por e-mail sobre as
atividades desenvolvidas em sala de aula para o idealizador do projeto, juntamente
com o fato relatado na conferência do laboratório de informática, caso haja
irregularidade. Periodicamente o NEPE (Núcleo de Estudo e Pesquisa) entra em contato com todos os bolsistas envolvidos no Projeto Degraus para comunicar sobre
reuniões marcadas com intuito de discutir sobre o andamento do projeto. Por fim,
nota-se que o detentor da bolsa deve possuir valores de responsabilidade,
criatividade, dinamismo, comprometimento com o objetivo proposto, bom
relacionamento interpessoal e conhecimento de informática.

Palavras-chave


Projeto Degraus. Informática. Adolescente.

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