A AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Ana Paula Ambrósio Zanelato

Resumo


O advento das Tecnologias de Informações e Comunicações introduziu

novas possibilidades à Educação a Distância (EaD), fornecendo novas abordagens

de ensino-aprendizagem, mais centradas na interação, na colaboração, na reflexão

e na construção do conhecimento do aluno. Na avaliação a distância, também houve

avanços, passando da avaliação tradicional para uma avaliação mais formativa

conforme as recentes abordagens pedagógicas. As avaliações formativas a distância

são capazes de apoiar os processos de aprendizagem, analisando todo

procedimento, contribuindo para a percepção do perfil de cada aluno, identificando

os problemas, e redefinindo as estratégias de ensino-aprendizagem. No entanto, a

maioria dos ambientes de EaD atuais não oferecem recursos apropriados para

contribuir com este tipo de avaliação. Assim, esse processo de avaliação exige a

analise de dados complexos que demandam uma maior disponibilidade de tempo e

trabalho do docente. Este artigo tem como objetivo estudar e apresentar as técnicas

e as formas de avaliação na educação a distância, considerando todos os aspectos

levantados, os modelos e as ferramentas mais utilizados na avaliação on-line.


Palavras-chave


Ensino a distância. Avaliação Formativa.

Texto completo:

PDF