A AVALIAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
O advento das Tecnologias de Informações e Comunicações introduziu
novas possibilidades à Educação a Distância (EaD), fornecendo novas abordagens
de ensino-aprendizagem, mais centradas na interação, na colaboração, na reflexão
e na construção do conhecimento do aluno. Na avaliação a distância, também houve
avanços, passando da avaliação tradicional para uma avaliação mais formativa
conforme as recentes abordagens pedagógicas. As avaliações formativas a distância
são capazes de apoiar os processos de aprendizagem, analisando todo
procedimento, contribuindo para a percepção do perfil de cada aluno, identificando
os problemas, e redefinindo as estratégias de ensino-aprendizagem. No entanto, a
maioria dos ambientes de EaD atuais não oferecem recursos apropriados para
contribuir com este tipo de avaliação. Assim, esse processo de avaliação exige a
analise de dados complexos que demandam uma maior disponibilidade de tempo e
trabalho do docente. Este artigo tem como objetivo estudar e apresentar as técnicas
e as formas de avaliação na educação a distância, considerando todos os aspectos
levantados, os modelos e as ferramentas mais utilizados na avaliação on-line.