O HIPERDOCUMENTO COMO QUALIFICADOR NO ENSINO A DISTÂNCIA
Resumo
Ao longo dos anos, a educação tem avançado, cada vez mais, ao encontro das
novas tecnologias e, atualmente, é muito comum nos deparamos com uma
nova modalidade de ensino: o ensino à distância – EAD. O EAD tem se tornado
tendência nas universidades, como instrumento de propagação do
conhecimento, e nas empresas, como ferramenta de acesso à capacitação
profissional. Ou seja, para as universidades, o EAD proporciona a expansão de
sua atuação, possibilitando que se estabeleçam em vários lugares, sem a
necessidade de um aparato complexo de estrutura física e para as empresas é
uma forma de qualificar o seu funcionário, sem que ele se afaste das atividades
do trabalho. Na visão do aluno, também, existe vantagem, é ele quem decide o
seu horário de estudo, tendo em vista que pode estudar em casa, se tiver
acesso à internet, assim, ele pode conciliar o ritmo de vida diário com o seu
período de dedicação aos estudos. O EAD, ainda, pode ser considerado uma
tecnologia que abre portas as pessoas que moram em lugares de difícil acesso
e, muitas vezes, distantes a uma universidade. Porém, para que haja um maior
aproveitamento dessa modalidade de ensino, vinculada às tecnologias que
estão em constante evolução, é necessário modificar o processo de
comunicação entre os envolvidos e o desenvolvimento do material utilizado, de
forma a possibilitar a troca de aprendizagem. Quebrar o paradigma de
transmissão e distribuição de material em massa, utilizando da interatividade
pode ser o primeiro passo. A tecnologia, aliada à interatividade, pode
potencializar o conhecimento, tornando o ambiente mais atrativo e interessante
para quem o está utilizando. A interatividade prende a atenção do aluno e torna
a resposta e o aprendizado mais rápidos. O hiperdocumento é o material
instrucional interativo que busca, justamente, solucionar esta necessidade de
interação. Ele deve ser desenvolvido com apoio pedagógico e conter
estratégias cognitivas que facilitem o processo de aprendizagem. Ressaltar
informações importantes e inserir organizadores de avanço, índice em forma de
lista (com o nome dos itens como links) e diagramas expressando
relacionamentos, são algumas estratégias importantes na utilização do
hiperdocumento. Para auxiliar os professores a projetar e editar o material
interativo com qualidade existe um software chamado Cognitor, desenvolvido
pela Universidade Federal de São Carlos, que pode ser utilizado em várias
plataformas de EAD e está disponível na rede internacional de computadores,
gratuitamente. Diante disso, consideramos que esses são alguns pontos a
serem amplamente discutidos e trabalhados, para que o EAD alcance a
interatividade no processo de aprendizagem do aluno, estimulando seu
interesse e a continuidade do programa em que ele esta inserido. Dessa forma,
o EAD poderá atingir o seu objetivo de formar e capacitar pessoas.
novas tecnologias e, atualmente, é muito comum nos deparamos com uma
nova modalidade de ensino: o ensino à distância – EAD. O EAD tem se tornado
tendência nas universidades, como instrumento de propagação do
conhecimento, e nas empresas, como ferramenta de acesso à capacitação
profissional. Ou seja, para as universidades, o EAD proporciona a expansão de
sua atuação, possibilitando que se estabeleçam em vários lugares, sem a
necessidade de um aparato complexo de estrutura física e para as empresas é
uma forma de qualificar o seu funcionário, sem que ele se afaste das atividades
do trabalho. Na visão do aluno, também, existe vantagem, é ele quem decide o
seu horário de estudo, tendo em vista que pode estudar em casa, se tiver
acesso à internet, assim, ele pode conciliar o ritmo de vida diário com o seu
período de dedicação aos estudos. O EAD, ainda, pode ser considerado uma
tecnologia que abre portas as pessoas que moram em lugares de difícil acesso
e, muitas vezes, distantes a uma universidade. Porém, para que haja um maior
aproveitamento dessa modalidade de ensino, vinculada às tecnologias que
estão em constante evolução, é necessário modificar o processo de
comunicação entre os envolvidos e o desenvolvimento do material utilizado, de
forma a possibilitar a troca de aprendizagem. Quebrar o paradigma de
transmissão e distribuição de material em massa, utilizando da interatividade
pode ser o primeiro passo. A tecnologia, aliada à interatividade, pode
potencializar o conhecimento, tornando o ambiente mais atrativo e interessante
para quem o está utilizando. A interatividade prende a atenção do aluno e torna
a resposta e o aprendizado mais rápidos. O hiperdocumento é o material
instrucional interativo que busca, justamente, solucionar esta necessidade de
interação. Ele deve ser desenvolvido com apoio pedagógico e conter
estratégias cognitivas que facilitem o processo de aprendizagem. Ressaltar
informações importantes e inserir organizadores de avanço, índice em forma de
lista (com o nome dos itens como links) e diagramas expressando
relacionamentos, são algumas estratégias importantes na utilização do
hiperdocumento. Para auxiliar os professores a projetar e editar o material
interativo com qualidade existe um software chamado Cognitor, desenvolvido
pela Universidade Federal de São Carlos, que pode ser utilizado em várias
plataformas de EAD e está disponível na rede internacional de computadores,
gratuitamente. Diante disso, consideramos que esses são alguns pontos a
serem amplamente discutidos e trabalhados, para que o EAD alcance a
interatividade no processo de aprendizagem do aluno, estimulando seu
interesse e a continuidade do programa em que ele esta inserido. Dessa forma,
o EAD poderá atingir o seu objetivo de formar e capacitar pessoas.
Palavras-chave
EAD. Interatividade. Hiperdocumento. Material de aprendizagem. Cognitor.