BENDITO FRUTO: UM DESTAQUE A PRODUÇÃO FÍLMICA E A ANÁLISE SOCIAL
Resumo
Este artigo integra um estudo que reconhece a potencialidade de
filmes como fonte para pesquisa em educação, utilizando o cinema como uma
forma de linguagem na sala de aula no sentido de articulação com o
currículo/conteúdo, habilidades/competências e temas interdisciplinares atuais.
Em uma tentativa de trabalho, que resulte na conscientização e redução dos
conflitos cotidianos dentro da escola. Sendo que esse espaço, muita vezes
torna-se, o cenário de atitudes carregadas de violência, discriminação,
preconceito e intolerância ao outro, em suas múltiplas formas de viver,
expressar - se e pensar o mundo. Nessa direção, buscar – se – à, analisar os
argumentos do filme Bendito Fruto, produção nacional sob a direção deSérgio Goldemberg (2004). Ao destacar temáticas voltadas para: a questãoracial, a discriminação sexual, o conceito família, a vulnerabilidade social e os
aspectos tragicômicos da vida urbana de grandes centros como a cidade do
Rio de Janeiro, local onde o filme é ambientado. Refletindo as abordagens
sugeridas na obra e repensando a realidade social.