BENDITO FRUTO: UM DESTAQUE A PRODUÇÃO FÍLMICA E A ANÁLISE SOCIAL

Josineide Alves da Silva

Resumo


Este artigo integra um estudo que reconhece a potencialidade de

filmes como fonte para pesquisa em educação, utilizando o cinema como uma

forma de linguagem na sala de aula no sentido de articulação com o

currículo/conteúdo, habilidades/competências e temas interdisciplinares atuais.

Em uma tentativa de trabalho, que resulte na conscientização e redução dos

conflitos cotidianos dentro da escola. Sendo que esse espaço, muita vezes

torna-se, o cenário de atitudes carregadas de violência, discriminação,

preconceito e intolerância ao outro, em suas múltiplas formas de viver,

expressar - se e pensar o mundo. Nessa direção, buscar – se – à, analisar os

argumentos do filme Bendito Fruto, produção nacional sob a direção deSérgio Goldemberg (2004). Ao destacar temáticas voltadas para: a questão

racial, a discriminação sexual, o conceito família, a vulnerabilidade social e os

aspectos tragicômicos da vida urbana de grandes centros como a cidade do

Rio de Janeiro, local onde o filme é ambientado. Refletindo as abordagens

sugeridas na obra e repensando a realidade social.


Palavras-chave


Preconceito. Cinema. Intolerância. Escola. Sociedade.