AS EXPECTATIVAS DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA COMO ELEMENTO PARA APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE

Marcelo Costa da Silva, Andréia Cristiane Silva Wiezzel

Resumo


Ao refletir sobre os problemas pedagógicos na Universidade, é possível
encontrar inúmeras questões interessantes a serem investigadas as quais
incluem a falta de preparo didático de alguns professores, a falta de interesse
dos alunos e o fato de algumas aulas apresentarem disparidade no âmbito
teoria e prática. Tais fatores repercutem de forma prejudicial no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos. Diante do fato de estar inserido num curso
de licenciatura, surgiu o questionamento sobre como as expectativas dos
alunos ingressantes na licenciatura em Química poderiam contribuir para o
crescimento do curso. Interessa compreender o que motivou os alunos a virem
de diversas localidades para estudar Química na UNESP de Presidente
Prudente e quais suas expectativas em relação à profissão de professor,
químico e/ou pesquisador. É importante e pertinente estudar estas concepções
para até mesmo compreender, no futuro, como se poderia atuar na divulgação
do curso com base nos pontos de vista dos inquiridos. Com isto, propôs se a
realização de uma pesquisa qualitativa com alunos do primeiro e do último ano
do referido curso, utilizando questionários como forma de coleta de dados. Este
trabalho constitui uma nova perspectiva de uma pesquisa já em conclusão, que
busca compreender a visão do aluno do ensino médio para a melhoria da
prática pedagógica nas disciplinas de ciências exatas. Esta pesquisa está
programada para o período de junho de 2009 a abril de 2010 e se espera
coletar cerca de 40 questionários de calouros. Posteriormente, os alunos do
quinto ano serão inquiridos acerca de quais as expectativas em relação ao
curso foram nutridas antes e durante a passagem pela Universidade e,
também, saber quais destas concretizaram-se ou não. Destes, espera-se
coletar cerca de 30 questionários, que serão submetidos ao processo de
análise de conteúdo a fim de realizar o tratamento dos dados. Realizou-se uma
pesquisa piloto com 10 alunos de cada grupo a fim de identificar possíveis
falhas nos instrumentos de pesquisa. Nesse processo foi observado que os
bons professores do curso, na visão dos alunos, possuem bom domínio do
conteúdo, boa didática, boa relação com a sala e também trazem questões
atuais para realizar debates em sala de aula. Com o trabalho pretende-se
contribuir com os gestores universitários, promovendo estudo que possa
evidenciar a importância do conhecimento e consideração das expectativas dos
alunos a fim de tornar as metodologias de ensino cada vez melhores e para os
alunos proporcionar mais caminhos à tão esperada satisfação profissional.

Palavras-chave


Formação de professores. Didática das ciências. Educação. Ensino de Química.

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