ESTRATÉGIA DE MARKETING UTILIZADA PARA A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS EM SUPERMERCADOS

Fernanda de Lima Bagli, Maria Lucia Rbeiro da Costa

Resumo


A Empresa Júnior Toledo realiza a Coleta de Preços em supermercados desde
agosto de 1994. A partir de 2007 divulga o IPT – Índice de Preços Toledo, o
primeiro índice de preços da região de Presidente Prudente/SP. Ambos projetos
são realizados por alunos que recebem bolsa de estudos da Associação
Educacional Toledo. O principal objetivo para o desenvolvimento destes projetos é
a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula nas disciplinas dos
cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Sistemas de
Informação e Tecnólogo em Gestão Financeira. Outro objetivo é informar a
comunidade dos preços praticados em Presidente Prudente contribuindo assim
para a melhoria do orçamento familiar. Para os alunos de administração, participar
destes projetos possibilita inúmeras oportunidades de aplicação prática, como, por
exemplo, analisar a disposição dos produtos dentro dos estabelecimentos
comerciais onde a pesquisa é realizada e observar as técnicas de marketing
utilizadas. Realizando as pesquisas desde 2008, pode-se observar a aplicação de
diversas ferramentas de marketing nas situações que estão colocadas adiante.
Frente às limitações de espaço interno, o arranjo encontrado para a disposição
dos produtos não somente vai influenciar diretamente as vendas de cada loja,
como também significa um componente importante da estrutura de custos do
supermercado. A percepção visual do consumidor esta diretamente ligada a
produtos que ocupam maior espaço nas gôndolas, de forma que estes possuem
maior probabilidade de terem sua imagem gravada na mente do consumidor,
serem percebidos e consecutivamente comprados pelo consumidor. Os produtos,
em que não se observa um espaço “privilegiado” relação ao espaço ocupado, são
aqueles que possuem preço de demanda inelástica, ou seja, independentemente
do preço de mercado a quantidade se mantém constante sendo um exemplo o sal.
Ainda com relação ao posicionamento, uma outra forma bastante utilizada de se
incrementar as vendas é o simples rearranjo dos produtos nas gôndolas de forma
que produtos complementares, tais como molho de tomate e macarrão, sejam
colocados próximos uns dos outros, essa facilidade induz ao consumo. O próprio
layout da loja, facilita a compra por parte do consumidor. É possível observar em
visitas aos supermercados locais de Presidente Prudente, que as marcas que se
encontram mais visíveis aos olhos do consumidor, ou seja, alocadas em lugares
“privilegiadas” das gôndolas são as marcas mais lembradas pelo consumidor. Nos
estabelecimentos onde existe “marca própria” a diversificação fica comprometida.
Já nos estabelecimentos comerciais que não possuem “marca própria” e tem porte
maior, a diversificação de marcas é maior.

Palavras-chave


Empresa Junior Toledo. Pesquisa de Preços.Índice de Preços Toledo. Marketing. Supermercados.

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