PROJETO CONSUMIDOR CONSCIENTE NO TRIÊNIO 2006, 2007 E 2008
Resumo
O projeto de extensão universitária “Consumidor Consciente” é
desenvolvido desde 2003 pelas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”
de Presidente Prudente com o objetivo de aproximar a instituição de ensino à
comunidade bem como possibilitar aos alunos dos cursos de Administração e
Ciências Contábeis a prática profissional. . Ele é realizado em parceria com a
Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a Empresa Júnior Toledo de
Presidente Prudente com a coordenação do docente responsável pelas disciplinas
de matemática e matemática financeira. Desde 2003 este projeto vem sendo
desenvolvido, sempre no último sábado da “Semana do freguês”3 que ocorre no mês
de outubro. No desenvolvimento do projeto os alunos atendem os consumidores que
passam pelo quiosque da Toledo esclarecendo dúvidas quanto a taxas de juros,
condições de pagamentos, financiamen-tos e outras questões relacionadas a
finanças. Os alunos se reúnem em grupos para fazerem visitas nas lojas,
oportunidade em que realizam cálculos para verificar a consistência das informações
contidas em material de divulgação relacionadas aos juros. Há três anos é
realizada pesquisa sobre o perfil e os hábitos dos consumidores quanto a forma de
paga-mento, conhecimento sobre juros cobrados, utilização de cheque especial e
financiamentos nos últimos cinco anos.
desenvolvido desde 2003 pelas Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”
de Presidente Prudente com o objetivo de aproximar a instituição de ensino à
comunidade bem como possibilitar aos alunos dos cursos de Administração e
Ciências Contábeis a prática profissional. . Ele é realizado em parceria com a
Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a Empresa Júnior Toledo de
Presidente Prudente com a coordenação do docente responsável pelas disciplinas
de matemática e matemática financeira. Desde 2003 este projeto vem sendo
desenvolvido, sempre no último sábado da “Semana do freguês”3 que ocorre no mês
de outubro. No desenvolvimento do projeto os alunos atendem os consumidores que
passam pelo quiosque da Toledo esclarecendo dúvidas quanto a taxas de juros,
condições de pagamentos, financiamen-tos e outras questões relacionadas a
finanças. Os alunos se reúnem em grupos para fazerem visitas nas lojas,
oportunidade em que realizam cálculos para verificar a consistência das informações
contidas em material de divulgação relacionadas aos juros. Há três anos é
realizada pesquisa sobre o perfil e os hábitos dos consumidores quanto a forma de
paga-mento, conhecimento sobre juros cobrados, utilização de cheque especial e
financiamentos nos últimos cinco anos.
Palavras-chave
Extensão universitária. Consumidor. Juros. Formas de pagamento. Toledo.