A EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÃO ADQUIRIDA NOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Mariana de Araujo Soares Magalhães, Mario Augusto Andreta Carvalho

Resumo


As faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo em parceria com a associação
BETESDA, estendeu o projeto de Inclusão Digital que até então era aplicado á
crianças e adolescentes dos bairros próximos a Toledo, à crianças e adolescentes
atendidas pela associação . O projeto consiste em aulas de Informática básica que
são ministradas para crianças entre 11 á 15 anos, as aulas são expositivas teóricas
e práticas, alem do conteúdo teórico também são aplicados exercícios práticos de
fixação, o conteúdo aplicado é divido em módulos como WORD, EXCEL,
POWERPOINT E INTERNET, as apostilas são fornecidas em CD pela Toledo e a
associação BETESDA disponibilizou cópias individuais para cada aluno acompanhar
a matéria. As aulas acontecem em um laboratório na sede da entidade que possui
10 maquinas disponíveis para uso individual dos alunos. As crianças atendidas pelo
projeto foram selecionadas conforme algum vinculo familiar que possuem com
outras crianças atendidas pelos demais projetos da associação, são crianças dos
bairros próximos ao jardim Brasília onde se situa a sede da Associação. A equipe é
composta por 3 alunos dos cursos de graduação da Toledo.O objetivo maior alem de
ensinar informática as crianças é estimular o crescimento pessoal e a interação com
o mundo em que vivem, a era da tecnologia desperta o interesse dos pequenos, que
superam as dificuldade de distância ou tempo para fazer o curso e se dispõe a
freqüentar e participar sempre com curiosidade e entusiasmo de cada aulas.Para o
extensionista os benefícios não são simplesmente financeiros, mais pessoais e
também profissionais, como lições que iremos carregar para toda vida, cada um com
sua dificuldade particular quando faz parte de um projeto como esse tem de se
superar, vencer barreiras como a timidez ou a dificuldade de falar em público, cada
aula significa um degrau a ser alcançado buscamos nos expressar melhor, falar de
forma clara, a relação de confiança entre aluno e professor, esses e muitos outros
aprendizados são conquistados a cada dia por cada extensionista.O projeto pode
até mesmo despertar o interesse do estudante universitário para a magistratura,
indicar uma possível trajetória profissional a ser seguida, ou tornar claro e evidente
que aquela não é uma boa opção para quem não “leva o jeito pra coisa”.O que há de
mais importante em um projeto como esse é a inclusão não só no mundo digital,
mais também na nossa sociedade de um forma mais igualitária e menos desigual.

Palavras-chave


Aulas. Crianças. Informática. Aprendizado. Extensionistas.

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