A IMPORTANCIA DO IPT
Resumo
O IPT (Índice de Preços Toledo) teve sua metodologia criada em 2005, em 2006
começou a ser realizada a coleta de dados e as pesquisas de campo e em 2007
foram iniciados os cálculos comparativos e a divulgação para a imprensa. Os
principais objetivos são de levar a comunidade de Presidente Prudente uma nova
maneira de saber os preços que a população paga em suas compras e apurar o
índice de preços da cesta básica. O IPT visa ajudar a população a economizar na
hora das compras, divulgando sempre o menor e o maior valor para cada produto,
indicando também os produtos que tiveram maior elevação e maior queda de
preço nos últimos 15 dias (lembrando que o IPT é realizado quinzenalmente).
Também é realizada a comparação com a pesquisa feita na mesma época no mês
anterior e com o preço que o consumidor pagava na pesquisa realizada no mesmo
período no ano anterior. Estas análises possibilitam a apuração do Índice de
Inflação nas perspectivas quinzenal, mensal e anual para Presidente Prudente
referente à cesta básica. O IPT é composto por 35 produtos selecionados
referencialmente de acordo com a cesta básica da POF (Pesquisa de Orçamento
Familiar) de SP e da DIEESE (Pesquisa de consumo alimentar no município de
SP), com adaptações regionais baseadas em pesquisas realizadas pela Empresa
Junior Toledo. Estes produtos são divididos em 3 categorias: Alimentos, com 24
produtos pesquisados; Artigos de limpeza, com 5 produtos pesquisados e Artigos
de Higiene pessoal, com 6 produtos pesquisados. A Empresa Júnior Toledo,
responsável pelo IPT realiza as pesquisas em 7 Supermercados de Presidente
Prudente, sendo 2 deles fixos (Carrefour e Muffato) e outros 5 mercados definidos
a base de sorteio, de acordo com o porte estipulado por números de check-out.
Depois de realizar a pesquisa, são emitidos relatórios onde são informados os
preços médios, mínimos e máximos de cada produto e da cesta total, destacando
sempre os produtos que tiveram maior queda e/ou elevação no preço. Atualmente,
com base nos dados levantados pelo IPT, tanto empresários como consumidores
são beneficiados, uns de mediato, que é o caso dos empresários porque tem
informações históricas para basearem suas decisões e os consumidores têm de
imediato, parâmetros de preços para suas compras frequentes, auxiliando o
orçamento doméstico. Outras entidades também podem utilizar deste índice para
correção de contratos, principalmente de aluguel. Outros exemplos são os
Tribunais de contas e as Prefeituras, para o controle e a fiscalização do setor
público, entre outras aplicações de suma importância para a comunidade.
começou a ser realizada a coleta de dados e as pesquisas de campo e em 2007
foram iniciados os cálculos comparativos e a divulgação para a imprensa. Os
principais objetivos são de levar a comunidade de Presidente Prudente uma nova
maneira de saber os preços que a população paga em suas compras e apurar o
índice de preços da cesta básica. O IPT visa ajudar a população a economizar na
hora das compras, divulgando sempre o menor e o maior valor para cada produto,
indicando também os produtos que tiveram maior elevação e maior queda de
preço nos últimos 15 dias (lembrando que o IPT é realizado quinzenalmente).
Também é realizada a comparação com a pesquisa feita na mesma época no mês
anterior e com o preço que o consumidor pagava na pesquisa realizada no mesmo
período no ano anterior. Estas análises possibilitam a apuração do Índice de
Inflação nas perspectivas quinzenal, mensal e anual para Presidente Prudente
referente à cesta básica. O IPT é composto por 35 produtos selecionados
referencialmente de acordo com a cesta básica da POF (Pesquisa de Orçamento
Familiar) de SP e da DIEESE (Pesquisa de consumo alimentar no município de
SP), com adaptações regionais baseadas em pesquisas realizadas pela Empresa
Junior Toledo. Estes produtos são divididos em 3 categorias: Alimentos, com 24
produtos pesquisados; Artigos de limpeza, com 5 produtos pesquisados e Artigos
de Higiene pessoal, com 6 produtos pesquisados. A Empresa Júnior Toledo,
responsável pelo IPT realiza as pesquisas em 7 Supermercados de Presidente
Prudente, sendo 2 deles fixos (Carrefour e Muffato) e outros 5 mercados definidos
a base de sorteio, de acordo com o porte estipulado por números de check-out.
Depois de realizar a pesquisa, são emitidos relatórios onde são informados os
preços médios, mínimos e máximos de cada produto e da cesta total, destacando
sempre os produtos que tiveram maior queda e/ou elevação no preço. Atualmente,
com base nos dados levantados pelo IPT, tanto empresários como consumidores
são beneficiados, uns de mediato, que é o caso dos empresários porque tem
informações históricas para basearem suas decisões e os consumidores têm de
imediato, parâmetros de preços para suas compras frequentes, auxiliando o
orçamento doméstico. Outras entidades também podem utilizar deste índice para
correção de contratos, principalmente de aluguel. Outros exemplos são os
Tribunais de contas e as Prefeituras, para o controle e a fiscalização do setor
público, entre outras aplicações de suma importância para a comunidade.
Palavras-chave
Extensão. Preços. Empresa Júnior. IPT. Pesquisa.