PESQUISA SOBRE MOTIVOS, FORMAS DE RESOLUÇÃO E RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO CONFLITOS EM UMA EMPRESA DO SETOR SUPERMERCADISTA EM PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de compreender melhor os motivos,
formas de resolução e resultados obtidos por meio dos conflitos no ambiente de
trabalho. O método utilizado para a coleta e tratamento dos dados foi o quantitativo.
A pesquisa foi desenvolvida com 86 funcionários de um supermercado na cidade de
Presidente Prudente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas dirigidas,
no próprio local de trabalho e respaldada por um roteiro de perguntas que tinham
alternativas de escolha forçada, nas quais o fator as alternativas de respostas eram
diferentes frequências. Os resultados obtidos demonstraram que: há aceitação das
diferenças individuais, uma tendências de que fofoca, boatos sejam geradores de
conflitos e em menor grau, ciúmes, inveja e estresse provocado pelo trabalho. As
formas de resolução dos conflitos têm a participação dos líderes e dos
colaboradores e raramente as partes se agridem verbal ou fisicamente. Quanto aos
resultados dos conflitos houve contradição nas tendências das respostas. Esse
trabalho é parte de uma pesquisa maior, que está ainda em andamento.
formas de resolução e resultados obtidos por meio dos conflitos no ambiente de
trabalho. O método utilizado para a coleta e tratamento dos dados foi o quantitativo.
A pesquisa foi desenvolvida com 86 funcionários de um supermercado na cidade de
Presidente Prudente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas dirigidas,
no próprio local de trabalho e respaldada por um roteiro de perguntas que tinham
alternativas de escolha forçada, nas quais o fator as alternativas de respostas eram
diferentes frequências. Os resultados obtidos demonstraram que: há aceitação das
diferenças individuais, uma tendências de que fofoca, boatos sejam geradores de
conflitos e em menor grau, ciúmes, inveja e estresse provocado pelo trabalho. As
formas de resolução dos conflitos têm a participação dos líderes e dos
colaboradores e raramente as partes se agridem verbal ou fisicamente. Quanto aos
resultados dos conflitos houve contradição nas tendências das respostas. Esse
trabalho é parte de uma pesquisa maior, que está ainda em andamento.
Palavras-chave
Gestão de conflitos. Relações interpessoais. Gestão de pessoas.