A INCLUSÃO DA COMUNIDADE NAS TECNOLOGIAS: A RELEVÃNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Eriton de Oliveira P. Silva, Mario Augusto Andreta Carvalho, Ana Luzia Videira Parisotto

Resumo


É notório que nos dias atuais, as sociedades ditas desenvolvidas vivem

especificamente momentos impares intitulados de revolução da informação. Em

um mundo de tecnologias e mudanças constantes seria um desrespeito para

com a sociedade se as pessoas não aproveitassem a oportunidade de evoluir

com os desafios propostos por ela. Os desafios que colocamos em exposição

dizem respeito às dificuldades e obstáculos apresentados na condução do

“Projeto Inclusão Digital”, uma iniciativa das Faculdades Integradas “Antônio

Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente-SP. Este projeto visa intensificar a

interação da Instituição (alunos, professores e funcionários) com a comunidade,

por meio de curso de informática básica (Word, Excel, Power Point). Uma vez

por semana são mostradas aos jovens e adultos da comunidade, que

frequentam as aulas, as principais ferramentas do computador, uma máquina

que, para muitos integrantes do curso, se constitui em uma descoberta, fazendo

surgir novas possibilidades e consequentemente, dificuldades no manuseio

desta nova tecnologia. O objetivo deste projeto é incluir as pessoas da

comunidade nas tecnologias atuais. Durante o curso, observamos a imensa

dificuldade de manuseio do teclado ou até mesmo o controle sobre o mouse. A

grande maioria demonstra receio de falar sobre as sua dúvidas. Outro aspecto

que parece inquietar os participantes é o fato de o curso contar com

professores com idade, geralmente, inferior às deles. Estes desafios forçam a

responsabilidade de aprimoramento e renovação constantes sobre os modos de

agir e de se relacionar. O ponto-chave, porém, está em identificar as qualidades

e necessidades de cada um, observando suas dúvidas em relação ao conteúdo,

visto que elas variam de aluno para aluno, constantemente. Assumir o papel de

um professor não é tarefa das mais fáceis, pois lidar com várias pessoas ao

mesmo tempo requer qualidades, que estão sendo adquiridas ao longo do

projeto. O que realmente impressiona é perceber que os participantes nos

passam grandes lições de humildade e responsabilidade. Essa experiência nos

proporciona conhecimentos e valores que não são vivenciados em sala de aula.

Dessa forma, o projeto objetiva a capacitação das pessoas para o mercado de

trabalho e o resgate da dignidade humana, incluindo–as na sociedade. É

importante ressaltar que o projeto já atendeu vários grupos de alunos

proporcionando-lhes melhores condições para seu desenvolvimento global e

para uma melhor qualidade de vida. Também influencia na formação dos

Extensionistas, desenvolvendo competências organizacionais e pessoais como:

responsabilidade social, organização, comunicação, controle, liderança,

planejamento e trabalho em equipe, auxiliando também na formação da

consciência social e política.


Palavras-chave


Extensão. Inclusão Digital. Experiência docente.

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