FOOD SERVICE: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DE GESTÃO E SEGMENTAÇÃO DO MERCADO REGIONAL

Rogéria Lázari, Marcela Regina Guerrer Barrios Marino

Resumo


A particular escolha pelo segmento Food Service deve-se ao seu caráter recente e
pouco explorado, que oferece ampla gama de oportunidades para desenvolvimento
profissional. Adiciona-se também a expectativa de contribuir no desenvolvimento de
novos setores industriais para a economia de nosso país e principalmente para a
economia regional. A alimentação sempre foi a preocupação fundamental da
população em escala mundial, na medida em que é um fator determinante da saúde
das pessoas, está relacionada com a evolução das sociedades e, em termos de
recursos envolvidos, o montante supera muitos setores da economia mundial.
Entenda-se por Food Service o fornecimento de mercadorias, produtos e serviços
aos estabelecimentos públicos ou privados, que preparam e fornecem alimentação
fora do lar aos consumidores – denominados mercadologicamente por operadores.
Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo verificar o grau estratégico de
segmentação de empresas atuantes no mercado de Food Service do Estado de São
Paulo, a diferenciação competitiva e o posicionamento de marcas e produtos.
Identificar métodos e técnicas para implementação dessas estratégias, e obtenção
de melhorias no desempenho de marketing desta categoria, visto que, em pesquisas
informais o descontentamento de clientes para este segmento é de considerável
relevância. Procura também descobrir diretrizes que contribuam para a solução do
problema da falta de informações para o gerenciamento da categoria e também a
falta de informações sobre a satisfação do consumidor neste segmento. A
metodologia baseia-se na coleta de dados primários e secundários diretamente das
indústrias e clientes do segmento Food Service. Por suas características as variáveis
estudadas são de natureza qualitativa, visto que, objetivam medir o grau estratégico
(indústrias) e de satisfação de clientes (operadores) de uma série de atributos
durante o processo de lançamento e compra de produtos deste segmento. Como
resultados parciais da pesquisa já identifica-se que as decisões de compra do
consumidor de Food Service são tomadas ao longo de um processo formado por
vários estágios divididos em estágios anteriores à compra, a própria compra e
etapas pós-compra. Sendo que uma das etapas mais importantes anteriores à
compra é a avaliação das alternativas de produtos disponíveis que satisfarão a
necessidade ou desejo do comprador – o Mix. Para essa avaliação, o consumidor
utiliza uma série de critérios de escolha entre as alternativas disponíveis, que nada
mais são do que dimensões ou atributos particulares dos produtos usados no
julgamento dessas alternativas, os chamados atributos de escolha. Identifica-se
também até o momento que para o mercado Food Service no Estado de São Paulo
é de grande importância que os profissionais de marketing identifiquem esses
atributos para a posterior definição de todo o composto mercadológico, processo
que ainda encontra-se em desenvolvimento inicial.

Palavras-chave


Gestão de Produtos. Food Service. Desenvolvimento Regional.Marketing. Segmentação de Mercado.

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