FRANQUIA SOCIAL: UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA
Resumo
ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros
sociais, organizações de voluntariado são instituições que tem como finalidade
proporcionar benefícios à comunidade. Tais instituições são enquadradas no
Terceiro Setor, pois suprem as falhas do setor público (Primeiro Setor) ou privado
(Segundo Setor), objetivam qualidade de vida da população e até preservação do
meio ambiente, com algum grau de trabalho voluntário e operam sem fins lucrativos.
Porém, seria errôneo afirmar que este setor, com seus diversos programas sociais,
não opera com dinheiro. O Terceiro Setor não para de se desenvolver. São mais de
250 mil ONGs no país, que movimentam R$12 bilhões ao ano, derivados da
prestação de serviços, do comércio de produtos e da arrecadação de doações
(Fonte: Revista de divulgação técnico-científica do ICPG). Em razão do aumento da
preocupação das organizações com a responsabilidade social e da grande demanda
social do país, a tendência detectada neste segmento é a criação de “franquias
sociais”, ou seja, trabalhar em rede e propagar os métodos, técnicas e experiências
bem-sucedidas. E assim, tornar os programas sociais mais consistentes, no formato
de uma franquia e facilitar a adesão deles pelas organizações. Um grande exemplo
de franquia social é o CDI – Comitê para Democratização da Informática, que conta
com 770 franquias, 62 delas exportadas para outros países. No Estado de São
Paulo atua com 48 escolas de inclusão digital, mas não possui nenhuma na região
de Presidente Prudente. O CDI é um dos empreendimentos sociais mais importantes
do mundo, tem grandes parceiros como Carrefour, Terra, Esso, Rede Globo, entre
outros. Fornece treinamento dos monitores e acompanha a franquia ao custo médio
de R$ 750 mensais. A franquia social embora já praticada ainda é um termo utilizado
timidamente, visto que o senso comum não admite que projetos de cunho social
gerem lucro, essa é uma das barreiras a se enfrentar. Uma das soluções apontadas
é demonstrar que o lucro é reinvestido na própria franquia e garante sua
continuidade, melhoria e expansão. Para empresas preocupadas em manter uma
boa imagem e um impacto positivo na sociedade a franquia social é uma alternativa
atraente, já que será um investimento em um programa social de resultado
comprovado.