FRANQUIA SOCIAL: UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA

Sara Ricci, Thaisa Atilio Pereira de Souza

Resumo


ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros

sociais, organizações de voluntariado são instituições que tem como finalidade

proporcionar benefícios à comunidade. Tais instituições são enquadradas no

Terceiro Setor, pois suprem as falhas do setor público (Primeiro Setor) ou privado

(Segundo Setor), objetivam qualidade de vida da população e até preservação do

meio ambiente, com algum grau de trabalho voluntário e operam sem fins lucrativos.

Porém, seria errôneo afirmar que este setor, com seus diversos programas sociais,

não opera com dinheiro. O Terceiro Setor não para de se desenvolver. São mais de

250 mil ONGs no país, que movimentam R$12 bilhões ao ano, derivados da

prestação de serviços, do comércio de produtos e da arrecadação de doações

(Fonte: Revista de divulgação técnico-científica do ICPG). Em razão do aumento da

preocupação das organizações com a responsabilidade social e da grande demanda

social do país, a tendência detectada neste segmento é a criação de “franquias

sociais”, ou seja, trabalhar em rede e propagar os métodos, técnicas e experiências

bem-sucedidas. E assim, tornar os programas sociais mais consistentes, no formato

de uma franquia e facilitar a adesão deles pelas organizações. Um grande exemplo

de franquia social é o CDI – Comitê para Democratização da Informática, que conta

com 770 franquias, 62 delas exportadas para outros países. No Estado de São

Paulo atua com 48 escolas de inclusão digital, mas não possui nenhuma na região

de Presidente Prudente. O CDI é um dos empreendimentos sociais mais importantes

do mundo, tem grandes parceiros como Carrefour, Terra, Esso, Rede Globo, entre

outros. Fornece treinamento dos monitores e acompanha a franquia ao custo médio

de R$ 750 mensais. A franquia social embora já praticada ainda é um termo utilizado

timidamente, visto que o senso comum não admite que projetos de cunho social

gerem lucro, essa é uma das barreiras a se enfrentar. Uma das soluções apontadas

é demonstrar que o lucro é reinvestido na própria franquia e garante sua

continuidade, melhoria e expansão. Para empresas preocupadas em manter uma

boa imagem e um impacto positivo na sociedade a franquia social é uma alternativa

atraente, já que será um investimento em um programa social de resultado

comprovado.


Palavras-chave


Terceiro Setor. Franquia Social. Responsabilidade Social.Tendência. Alternativa.

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