MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE JUNQUEIRÓPOLIS: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO

Ilzete Aparecida Jampani

Resumo


O presente trabalho de pesquisa surge de um interesse referente ao processo

de municipalização do Ensino Fundamental das series/anos iniciais da rede

municipal de Junqueirópolis-SP que aconteceu no ano de 1996. A intenção é

analisar as impressões e as representações que os professores da rede

municipal, envolvidos no processo de municipalização construíram e constroem

sobre si e sobre seu trabalho. Analisar, em particular a legislação que subsidiou

esse processo no país com destaque ao Estado de São Paulo e também

buscar através das entrevistas com os professores envolvidos no processo,

pistas para esclarecer perguntas para elaborar novas questões que

possibilitem aos envolvidos atuarem como sujeitos históricos e críticos da

sociedade em que estão inseridos. A opção metodológica esta fundamentada

numa abordagem qualitativa, e o instrumento será a entrevista no sentido de

descrever as representações que os professores construíram em relação a

municipalização e também compreender como os sujeitos se constituem

perante situações de mudanças.


Palavras-chave


municipalização, legislação, professores, processo, ensino fundamental.

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