O DESAFIO DOS PROJETOS SOCIAIS FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Elaine de Oliveira Silva Almeida, Juliana dos Santos Guimarães, Juliene Aglio de Oliveira, Silvana Malaman Trevisan Dias Batista, Tamara Nomura Nozawa

Resumo


Esta pesquisa é fruto de um trabalho realizado por meio das disciplinas, Gestão Social III e Gestão
de Pessoas I, a fim de ampliar os conhecimentos em planejamento estratégico, pesquisa e coleta de
dados. Busca problematizar a dificuldade de aprendizado apresentada pela maioria das crianças e
adolescentes assistidos pelo Projeto Sócio-Educativo “Criança é Vida”, executado pelo Centro de
Apoio à Família – CAF, que além do projeto oferece à comunidade residente nos bairros, parque dos
Pinheiros e jardim Panorama, no município de Álvares Machado, atendimentos às famílias, entre
outras ações; o mantenedor do CAF é a Sociedade Civil Lar dos Meninos. O Projeto “Criança é Vida”
atende 120 crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos em situação de vulnerabilidade e/ou risco
social, no contraturno escolar com diversificadas atividades que visam complementar as realizadas
pela Escola. Todavia, no momento do apoio escolar ficam evidentes as dificuldades existentes,
principalmente de leitura e escrita. Com o intuito de entender os motivos que acarretam tal problema,
levantamos hipóteses iniciais constatadas por meio de uma observação planejada e buscamos
verificar se as mesmas seriam confirmadas utilizando da coleta de dados: entrevistas com a
educadora social que realiza os trabalhos com a turma II, alunos com faixa etária entre 11 anos e 13
anos e 11 meses, esta é funcionária desse Projeto há mais de 8 anos e também se atenta e busca
alternativas para esta problemática; contamos com a colaboração de 12 pais que nos responderam a
algumas questões acerca da Educação e da realidade familiar, entrevistamos seus filhos, alunos do
Projeto para entender principalmente como observam o Projeto e a Escola e, no que constituem
seus sonhos. Podemos concluir que é muito difícil compreender algo tal complexo sem
aproximações mais aprofundadas e, portanto seriam necessárias mais aproximações com a esta
realidade, e que a dificuldade de aprendizado apesar de se materializar no projeto, expressa
diversas outras questões vivenciadas pela família, tais como, a dificuldade de acesso à lazer e
cultura, a renda familiar insuficiente para o suprimento de algumas necessidades pertinentes e a
pouca escolaridade dos pais, fruto, dentre outras questões da falta de transmissão de valores
positivos acerca da educação, contudo algo nos chamou a atenção: mesmo com todas as
dificuldades, demonstraram valorização da Educação e expuseram o desejo de que seus filhos
tenham um futuro diferente por meio dela.

Palavras-chave


Projeto social. Dificuldade de aprendizagem. Crianças e adolescentes.

Texto completo:

PDF