POLÍTICA EDUCACIONAL: O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS DA PROPOSIÇÃO A IMPLANTAÇÃO DA LEI Nº 11.274/2006

Beatriz Passos da Silva

Resumo


O presente trabalho de pesquisa surge de um interesse referente ao processo

de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e tem como lócus a rede

Municipal de Ensino de Tupi Paulista-SP. A intenção é investigar como se deu

o processo de organização e reformulação administrativo-pedagógica para

ampliação desta etapa de ensino e também a forma como o grupo de

professores recebeu as mudanças neste novo contexto, tendo em vista o prazo

legal de adequação de todas as escolas às determinações legais é o ano de

2010. A investigação é baseada em como esta proposta está chegando às

escolas, e sendo tratada pelos professores e nas demais instâncias do sistema

educacional, ou seja, Secretarias Estaduais, Municipais e núcleos de Educação

através dos dispositivos legais e análise de toda a documentação de

referência. Caracteriza-se como um estudo de caso, já que procuro analisar

uma dada realidade específica a partir do grupo de professores e gestores que

fizeram um estudo e reelaboração da proposta curricular, regimentos internos

das escolas da rede Municipal de Tupi Paulista-SP e o instrumento de coleta

dos dados são as entrevistas.


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