POLÍTICA EDUCACIONAL: O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS DA PROPOSIÇÃO A IMPLANTAÇÃO DA LEI Nº 11.274/2006
Resumo
O presente trabalho de pesquisa surge de um interesse referente ao processo
de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e tem como lócus a redeMunicipal de Ensino de Tupi Paulista-SP. A intenção é investigar como se deu
o processo de organização e reformulação administrativo-pedagógica para
ampliação desta etapa de ensino e também a forma como o grupo de
professores recebeu as mudanças neste novo contexto, tendo em vista o prazo
legal de adequação de todas as escolas às determinações legais é o ano de
2010. A investigação é baseada em como esta proposta está chegando às
escolas, e sendo tratada pelos professores e nas demais instâncias do sistema
educacional, ou seja, Secretarias Estaduais, Municipais e núcleos de Educação
através dos dispositivos legais e análise de toda a documentação de
referência. Caracteriza-se como um estudo de caso, já que procuro analisar
uma dada realidade específica a partir do grupo de professores e gestores que
fizeram um estudo e reelaboração da proposta curricular, regimentos internos
das escolas da rede Municipal de Tupi Paulista-SP e o instrumento de coleta
dos dados são as entrevistas.